Logo Passei Direto
Buscar
Com base no Código de Ética Profissional é dever do Profissional da Contabilidade Auferir qualquer provento em função do exercício profissional que não decorra exclusivamente de sua prática lícita. Exercer a profissão, quando impedido, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não habilitados ou impedidos. Assinar documentos ou peças contábeis elaborados por outrem, alheio à sua orientação, supervisão e fiscalização. Assumir, direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza, com prejuízo moral ou desprestígio para a classe. Renunciar às funções que exerce, logo que se positive falta de confiança por parte do cliente ou empregador.
User badge image
HMUQwillianssmith.1111

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

O Código de Ética Profissional do Contador estabelece princípios fundamentais que devem ser seguidos para garantir a integridade e a responsabilidade na prática contábil. Entre os deveres mencionados, destacam-se: 1. Proibição de auferir proventos indevidos: O contador deve garantir que sua remuneração decorra exclusivamente de práticas lícitas e éticas. 2. Exercício da profissão: É vedado ao contador exercer a profissão quando impedido e facilitar o exercício da contabilidade a pessoas não habilitadas. 3. Assinatura de documentos: O contador não deve assinar documentos ou peças contábeis que não tenham sido elaborados sob sua supervisão e orientação. 4. Prejuízo à classe: O profissional deve evitar assumir serviços que possam causar desprestígio ou prejuízo moral à classe contábil. 5. Renúncia em caso de falta de confiança: O contador deve renunciar a suas funções se houver perda de confiança por parte do cliente ou empregador. Esses princípios visam proteger a ética e a credibilidade da profissão contábil, assegurando que os profissionais atuem com responsabilidade e respeito às normas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Com base no Código de Ética Profissional, é dever do Profissional da Contabilidade não auferir qualquer provento em função do exercício profissional que não decorra exclusivamente de sua prática lícita.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o disposto no Código de Ética Profissional do Contador, aprovado pela Resolução CFC n.° 803/96 e alterações posteriores, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V ) ou Falsos (F ) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
A sequência CORRETA é:
I. O profissional da contabilidade poderá transferir, parcialmente, a execução dos serviços a seu cargo a outro profissional, mantendo sempre como sua a responsabilidade técnica.
II. O espírito de solidariedade, mesmo na condição de empregado, não induz nem justifica a participação ou conivência com o erro ou com os atos infringentes de normas éticas ou legais que regem o exercício da profissão.
III. Caso um profissional da contabilidade desista de determinado trabalho para preservar a dignidade ou os interesses da profissão ou da classe, é facultado a outro profissional da contabilidade aceitar esse mesmo trabalho, ainda que permaneçam as mesmas condições que ditaram o referido procedimento.
V, V, F.
F, F, V.
V, F, V.
V, V, F.
F, V, F.

Sobre os princípios éticos que o profissional de contabilidade deve seguir, considere:
Está correto o que se afirma em
I. Integridade: ser franco e honesto em todos os relacionamentos profissionais e comerciais.
II. Objetividade: não permitir que comportamento tendencioso, conflito de interesse ou influência indevida de outros afetem o julgamento profissional ou de negócio.
III. Comportamento profissional: cumprir as leis e os regulamentos pertinentes e evitar qualquer ação que desacredite a profissão.
IV. Sigilo profissional: respeitar o sigilo das informações obtidas em decorrência de relacionamentos profissionais e, portanto, não divulgar nenhuma dessas informações a terceiros, mesmo que haja algum direito ou dever legal ou profissional de divulgação.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.

Segundo o código de ética do contador, a transgressão de preceito deste Código constitui infração ética, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação de uma das seguintes penalidades: advertência reservada, censura reservada e censura pública. Na aplicação das sanções éticas, podem ser consideras como atenuantes:
Estão corretas as alternativa
I. Ação desenvolvida sem prerrogativa profissional.
II. Ausência de punição ética anterior.
III. Prestação de relevantes serviços à Contabilidade.
II e III, apenas
I, II e III.
I e III, apenas.
II e III, apenas
I e II, apenas.

De acordo com o Código de Ética Profissional do Contador (Resolução CFC nº 803/96, alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10), assinale a opção que indica o procedimento a ser adotado pelo profissional de Contabilidade ao ser substituído.
Assinale a opção que indica o procedimento a ser adotado pelo profissional de Contabilidade ao ser substituído.
Informar ao substituto sobre fatos que devam chegar ao seu conhecimento, de modo a habilitá–lo para o bom desempenho das funções a serem exercidas.
Manter sigilo sobre as práticas realizadas anteriormente, a não ser que seja contratado como consultor.
Manter sigilo sobre as práticas realizadas anteriormente, deixando que o contratante opte pelo que deseja ser informado.

De acordo com o código de ética do contador, ele deve:
O que deve ser feito quando não se tem conhecimento sobre os documentos contábeis da empresa?
Não emitir o parecer, pois não tem em mãos os documentos que comprovem a situação.
Emitir o parecer, desde que ligue antes para o contador da empresa e se informe da situação.
Não emitir o parecer, pois não poderia cobrar do amigo, o que é vedado pelo código de ética do contador.
Emitir o parecer, já que sabe que este amigo sempre agiu com honestidade.

O Código de Ética do Profissional de Contabilidade tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exercício profissional.
Assinale a opção correta nos termos da legislação contábil brasileira.
Quando solicitadas pelos CRCs, os auditores do serviço público devem fornecer as informações obtidas em razão do exercício profissional lícito.
Se, no decorrer de seu trabalho, o auditor identificar circunstância adversa que possa influir na decisão de quem o tiver contratado ou designado, deverá fazer a comunicação somente quando do encerramento do referido trabalho.
Após a sua designação e o início dos respectivos trabalhos, o auditor não está mais obrigado a manifestar-se acerca de impedimento superveniente.
No caso de substituição involuntária de suas funções durante a realização dos trabalhos, o auditor deve abster-se de prestar quaisquer informações ao seu substituto.
Desde que regularmente designado, o auditor não está obrigado a renunciar às suas funções quando o cliente ou empregador manifestar desconfiança em relação ao seu trabalho.

Mais conteúdos dessa disciplina