Buscar

Quanto ao inquérito policial, assinale a alternativa INCORRETA: A) após sua instauração, o inquérito não poderá ser arquivado pela autoridade polic...

Quanto ao inquérito policial, assinale a alternativa INCORRETA:
A) após sua instauração, o inquérito não poderá ser arquivado pela autoridade policial.
B) o valor probatório do inquérito policial é absoluto, vez que os elementos de informação são colhidos sob a égide do contraditório e da ampla defesa, além de serem apurados sob o comando de uma autoridade policial.
C) o inquérito policial é uma atividade investigatória feita por órgãos oficiais, não podendo ficar a cargo do particular, ainda que a titularidade da ação penal seja atribuída ao ofendido.
D) o inquérito policial não é fase obrigatória da persecução penal, podendo ser dispensado caso o Ministério Público ou o ofendido já disponha de suficientes elementos para a propositura da ação penal.
E) nos crimes de competência do Juizado Especial Criminal, o inquérito policial é substituído por um simples boletim de ocorrência circunstanciado, lavrado pela autoridade policial, chamado de 'termo circunstanciado'.

Essa pergunta também está no material:

Prova Pref. MaribondoAL - ADVISE - 2011 - para Guarda Municipal.pdf
12 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) Após sua instauração, o inquérito não poderá ser arquivado pela autoridade policial - Esta afirmação está INCORRETA, pois a autoridade policial pode sim arquivar o inquérito em determinadas situações. B) O valor probatório do inquérito policial é absoluto, vez que os elementos de informação são colhidos sob a égide do contraditório e da ampla defesa, além de serem apurados sob o comando de uma autoridade policial - Esta afirmação está INCORRETA, pois o inquérito policial não possui valor probatório absoluto, sendo apenas um meio de prova. C) O inquérito policial é uma atividade investigatória feita por órgãos oficiais, não podendo ficar a cargo do particular, ainda que a titularidade da ação penal seja atribuída ao ofendido - Esta afirmação está CORRETA, pois o inquérito policial é de competência dos órgãos oficiais. D) O inquérito policial não é fase obrigatória da persecução penal, podendo ser dispensado caso o Ministério Público ou o ofendido já disponha de suficientes elementos para a propositura da ação penal - Esta afirmação está CORRETA, pois o inquérito policial não é obrigatório em todos os casos. E) Nos crimes de competência do Juizado Especial Criminal, o inquérito policial é substituído por um simples boletim de ocorrência circunstanciado, lavrado pela autoridade policial, chamado de 'termo circunstanciado' - Esta afirmação está CORRETA, pois nos Juizados Especiais Criminais o inquérito policial é substituído pelo termo circunstanciado. Portanto, a alternativa INCORRETA é a letra B) O valor probatório do inquérito policial é absoluto, vez que os elementos de informação são colhidos sob a égide do contraditório e da ampla defesa, além de serem apurados sob o comando de uma autoridade policial.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando