Buscar

Acerca dos atos administrativos e do controle judicial dos atos da Administração, assinale a alternativa correta. a) Em regra, o controle do Poder...

Acerca dos atos administrativos e do controle judicial dos atos da Administração, assinale a alternativa correta.

a) Em regra, o controle do Poder Judiciário sobre atos administrativos abrange a legalidade e o mérito do ato administrativo.
b) A prática de ato administrativo, ainda que desproporcional, não permite a intervenção do Poder Judiciário, pois, nesse caso, haveria ofensa ao princípio da harmonia entre os Poderes da República.
c) Em regra, é cabível ao Poder Judiciário examinar o mérito do ato administrativo discricionário, classificação na qual se enquadra o ato que aprecia pedido de licença de servidor para tratar de interesse particular.
d) O ato administrativo discricionário está sujeito a controle judicial, sobretudo no que se refere à presença de motivação, respeitados os limites da discricionariedade conferida à Administração.
e) O ato discricionário, sujeito ao juízo de conveniência e oportunidade, é insuscetível de controle jurisdicional, mesmo que praticado com abuso de poder.

Essa pergunta também está no material:

Gestão e Governança Pública
189 pág.

História Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a) Em regra, o controle do Poder Judiciário sobre atos administrativos abrange a legalidade e o mérito do ato administrativo. - CORRETO. O controle do Poder Judiciário sobre atos administrativos abrange a legalidade e, em casos excepcionais, o mérito do ato. b) A prática de ato administrativo, ainda que desproporcional, não permite a intervenção do Poder Judiciário, pois, nesse caso, haveria ofensa ao princípio da harmonia entre os Poderes da República. - INCORRETO. O Poder Judiciário pode sim intervir em atos administrativos desproporcionais, visando garantir a legalidade e a proteção dos direitos dos cidadãos. c) Em regra, é cabível ao Poder Judiciário examinar o mérito do ato administrativo discricionário, classificação na qual se enquadra o ato que aprecia pedido de licença de servidor para tratar de interesse particular. - INCORRETO. O Poder Judiciário não costuma examinar o mérito de atos administrativos discricionários, pois estes são de competência exclusiva da Administração Pública. d) O ato administrativo discricionário está sujeito a controle judicial, sobretudo no que se refere à presença de motivação, respeitados os limites da discricionariedade conferida à Administração. - CORRETO. O ato administrativo discricionário está sujeito a controle judicial, principalmente em relação à presença de motivação e respeitando os limites da discricionariedade. e) O ato discricionário, sujeito ao juízo de conveniência e oportunidade, é insuscetível de controle jurisdicional, mesmo que praticado com abuso de poder. - INCORRETO. Mesmo sendo discricionário, se houver abuso de poder, o ato pode sim ser passível de controle jurisdicional. Portanto, as alternativas corretas são a) e d).

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina