Buscar

107ª QUESTÃO Resposta comentada: A depleção de K+ produzida pelos diuréticos da classe das tiazidas é dependente da dose e varia de pessoa para pe...

107ª QUESTÃO
Resposta comentada:

A depleção de K+ produzida pelos diuréticos da classe das tiazidas é dependente da dose e varia de pessoa para pessoa, de modo que um subconjunto de pacientes pode sofrer uma depleção considerável de K+ ao usar os diuréticos. Quando esses fármacos são administrados de modo crônico, até mesmo pequenas doses levam a alguma depleção de K+, o que representa um fator de risco bem conhecido para arritmias ventriculares ao reduzir a reserva de repolarização cardíaca.

REFERÊNCIA:
BRUTON, L., L.; R. Hilal-Dandan. As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman e Gilman. 13. ed. Disponível em: Minha Biblioteca. Grupo A, 2018.

Essa pergunta também está no material:

TPI_MEDICINA_2023 2_25 OUTUBRO2023_DEVOLUTIVA CADERNO 5
69 pág.

Fisiologia I Faculdade RedentorFaculdade Redentor

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Essa questão se refere aos efeitos dos diuréticos da classe das tiazidas na depleção de potássio. A depleção de potássio causada por esses diuréticos é dependente da dose e varia de pessoa para pessoa. Alguns pacientes podem sofrer uma depleção significativa de potássio ao usar esses diuréticos. Mesmo em doses pequenas administradas de forma crônica, pode ocorrer alguma depleção de potássio, o que representa um fator de risco para arritmias ventriculares ao reduzir a reserva de repolarização cardíaca.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais