Buscar

Questão 2. Qual das afirmacoes está correta sobre distúrbios respiratórios? 1- A complacência pode informar se o indivíduo possui algum distúrbio r...

Questão 2. Qual das afirmacoes está correta sobre distúrbios respiratórios?
1- A complacência pode informar se o indivíduo possui algum distúrbio respiratório. Por exemplo, se a complacência está aumentada, pode estar relacionada a alguma doença obstrutiva pulmonar, como enfisema, que, quando há aumento da pressão, o pulmão aumenta muito seu volume se comparado a indivíduos saudáveis. Por exemplo, se a complacência está aumentada, pode ser indício de uma doença pulmonar restritiva, como a fibrose, em que o volume do pulmão varia pouco quando há mudança na pressão.
2- Na curva volume-fluxo de um indivíduo com doença restritiva, como a fibrose, há diminuição da complacência e aumento da elastância, representando, consequentemente, uma maior dificuldade de variar o volume mediante ao aumento da pressão e capacidade maior de voltar ao seu volume original. Logo, há redução do volume pulmonar e pouco ar é mobilizado e pouco ar é expulso.
3- Na curva volume-tempo de um indivíduo com doença restritiva, como a fibrose, a capacidade vital e o volume expirado diminuem, porém o volume expirado diminui pouco. Logo, a razão entre volume expirado e capacidade vital forçada aumenta. Isso ocorre porque em doenças restritivas a complacência é diminuída, ou seja, o pulmão varia menos de volume quando aumenta a pressão se comparar com um indivíduo saudável.

Essa pergunta também está no material:

Fisiologia Respiratória 1
3 pág.

Fisiologia I Universidade Federal do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmação: 1- A complacência pode informar se o indivíduo possui algum distúrbio respiratório. Por exemplo, se a complacência está aumentada, pode estar relacionada a alguma doença obstrutiva pulmonar, como enfisema, que, quando há aumento da pressão, o pulmão aumenta muito seu volume se comparado a indivíduos saudáveis. Por exemplo, se a complacência está aumentada, pode ser indício de uma doença pulmonar restritiva, como a fibrose, em que o volume do pulmão varia pouco quando há mudança na pressão. Essa afirmação está correta. A complacência pulmonar pode ser um indicativo de distúrbios respiratórios, como mencionado. 2- Na curva volume-fluxo de um indivíduo com doença restritiva, como a fibrose, há diminuição da complacência e aumento da elastância, representando, consequentemente, uma maior dificuldade de variar o volume mediante ao aumento da pressão e capacidade maior de voltar ao seu volume original. Logo, há redução do volume pulmonar e pouco ar é mobilizado e pouco ar é expulso. Essa afirmação está incorreta. Na doença restritiva, como a fibrose, há uma diminuição da complacência e um aumento da elastância, o que dificulta a expansão pulmonar, mas não necessariamente resulta em "pouco ar mobilizado e pouco ar expulso". 3- Na curva volume-tempo de um indivíduo com doença restritiva, como a fibrose, a capacidade vital e o volume expirado diminuem, porém o volume expirado diminui pouco. Logo, a razão entre volume expirado e capacidade vital forçada aumenta. Isso ocorre porque em doenças restritivas a complacência é diminuída, ou seja, o pulmão varia menos de volume quando aumenta a pressão se comparar com um indivíduo saudável. Essa afirmação está incorreta. Na doença restritiva, como a fibrose, a capacidade vital e o volume expirado podem diminuir, e a razão entre volume expirado e capacidade vital forçada pode diminuir devido à diminuição da complacência. Portanto, a única afirmação correta é a primeira.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais