Buscar

A reforma gerencial do Estado de 1995 buscou, em sua implementação, uma gestão descentralizada, criando agências executivas, agências reguladoras e...

A reforma gerencial do Estado de 1995 buscou, em sua implementação, uma gestão descentralizada, criando agências executivas, agências reguladoras e organizações sociais, estas últimas enquadradas no terceiro setor. Essa reforma teve grande maturidade por parte de seus idealizadores, que assumiram as limitações da União na gestão total dos direitos e verbas disponíveis para a administração pública.

De acordo com a base dessa reforma, o Estado se transforma em uma entidade não menor, mas com menos atividades, dando foco a tarefas exclusivas do Estado, entre as quais a formulação e o controle de políticas públicas. No que se refere às organizações sociais, elas auxiliam o governo atendendo espaços e parte da sociedade que o Estado não consegue atender. Essas organizações sociais são reconhecidas como organizações não governamentais (ONGs) e organizações da sociedade civil de interesses públicos (OSCIPs), entidades que fazem parte do terceiro setor.

Imagine que você está à frente de uma ONG e está preocupado com a verba disponível para seus projetos.


💡 1 Resposta

User badge image

Carlos Oliveira

Padrão de resposta esperado

Você deverá: realizar uma solicitação formal junto ao Ministério da Justiça, na Coordenação de Outorga e Títulos da Secretaria Nacional de Justiça, anexando junto ao pedido cópias autenticadas dos documentos previstos na lei conforme o art. 5.º da Lei n.º 9.790/99.

Documentos necessários:

1. o estatuto registrado em cartório;

2. a ata da eleição de sua atual diretoria;

3. o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício;

4. uma declaração de isenção do imposto de renda juntamente com o recibo de entrega do ano anterior;

5. a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica — CNPJ.

Esses documentos poderão ser enviados pelo correio ou apresentados diretamente no Protocolo-Geral do Ministério da Justiça.

Após o recebimento do pedido de qualificação, o Ministério da Justiça terá o prazo de 30 dias para deferi-lo ou não e mais 15 dias, a partir da decisão, para publicar o ato de deferimento ou indeferimento no Diário Oficial da União, mediante despacho do Secretário Nacional de Justiça.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais