Buscar

Acerca dos poderes administrativos: a) Poder hierárquico é o que cabe à Administração pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servi...

Acerca dos poderes administrativos:
a) Poder hierárquico é o que cabe à Administração pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa.
b) O poder regulamentar é uma prerrogativa concedida pela Constituição Federal exclusivamente ao chefe do Poder Executivo Federal, não se estendendo aos Governadores e aos Prefeitos.
c) A autoexecutoriedade, um dos atributos do poder de polícia, existe em toda e qualquer medida de polícia, possibilitando que a Administração pública, com seus próprios meios, execute as suas decisões, sem necessitar recorrer previamente ao Poder Judiciário.
d) É constitucional a delegação do poder de polícia, por meio de lei, a pessoas jurídicas de direito privado integrantes da Administração pública indireta de capital social majoritariamente público que prestem exclusivamente serviço público de atuação própria do Estado e em regime não concorrencial.
e) A multa, como sanção resultante do exercício do poder de polícia pela Administração pública, goza do atributo da autoexecutoriedade.
a) de polícia.
b) regulamentar.
c) disciplinar.
d) hierárquico.
e) de polícia.

Essa pergunta também está no material:

Direito Administrativo Sintético
456 pág.

Fundamentos da Economia Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a) Correto. O poder hierárquico é o que cabe à Administração pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa. b) Incorreto. O poder regulamentar não é exclusivo do chefe do Poder Executivo Federal, sendo também concedido aos Governadores e Prefeitos. c) Incorreto. A autoexecutoriedade não está presente em toda e qualquer medida de polícia, sendo um atributo específico que permite à Administração pública executar suas decisões sem a necessidade de recorrer previamente ao Poder Judiciário. d) Correto. A delegação do poder de polícia a pessoas jurídicas de direito privado integrantes da Administração pública indireta é constitucional, desde que prestem exclusivamente serviço público de atuação própria do Estado e em regime não concorrencial. e) Incorreto. A multa resultante do exercício do poder de polícia pela Administração pública não goza do atributo da autoexecutoriedade. Portanto, as alternativas corretas são a) e d).

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina