Buscar

A propósito do trâmite dos processos administrativos, a Lei n. 9.784/1999 dispõe que a) os processos sempre devem ser iniciados por impulso oficia...

A propósito do trâmite dos processos administrativos, a Lei n. 9.784/1999 dispõe que

a) os processos sempre devem ser iniciados por impulso oficial, por força do princípio da oficialidade.
b) em caso de risco iminente, a Administração poderá motivadamente adotar providências acauteladoras sem a prévia manifestação do interessado.
c) havendo desistência ou renúncia do interessado, deve a Administração extinguir o processo.
d) uma vez concluído o processo administrativo, fica impedida a Administração de desfazer o ato dele resultante, por força do princípio da coisa julgada.
e) concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo improrrogável de trinta dias para decidir.

Essa pergunta também está no material:

Direito Administrativo Sintético
456 pág.

Fundamentos da Economia Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a) os processos sempre devem ser iniciados por impulso oficial, por força do princípio da oficialidade. - Errado. A Lei n. 9.784/1999 não determina que os processos devem sempre ser iniciados por impulso oficial. b) em caso de risco iminente, a Administração poderá motivadamente adotar providências acauteladoras sem a prévia manifestação do interessado. - Correto. De acordo com a Lei n. 9.784/1999, em situações de risco iminente, a Administração pode adotar medidas de proteção sem a necessidade de aguardar a manifestação do interessado. c) havendo desistência ou renúncia do interessado, deve a Administração extinguir o processo. - Errado. A desistência ou renúncia do interessado não obriga a Administração a extinguir o processo administrativo. d) uma vez concluído o processo administrativo, fica impedida a Administração de desfazer o ato dele resultante, por força do princípio da coisa julgada. - Errado. A Administração pode rever seus atos mesmo após a conclusão do processo administrativo, não se aplicando o princípio da coisa julgada. e) concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo improrrogável de trinta dias para decidir. - Errado. A Lei n. 9.784/1999 estabelece que a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir após a conclusão do processo administrativo, mas não menciona que seja improrrogável. Portanto, a alternativa correta é a letra b) em caso de risco iminente, a Administração poderá motivadamente adotar providências acauteladoras sem a prévia manifestação do interessado.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina