Buscar

O ZEE Zoneamento Ecológico-Econômico é um instrumento de organização do território a ser obrigatoriamente seguido na implantação de planos, obras e...

O ZEE Zoneamento Ecológico-Econômico é um instrumento de organização do território a ser obrigatoriamente seguido na implantação de planos, obras e atividades públicas e privadas. Esse instrumento estabelece medidas e padrões de proteção ambiental destinadas a assegurar a qualidade ambiental, dos recursos hídricos e do solo e a conservação da biodiversidade, garantindo o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população. Além disso, visa organizar, de forma vinculada, as decisões dos agentes públicos e privados quanto a planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a plena manutenção do capital e dos serviços ambientais dos ecossistemas. Considerando o tema do decreto mencionado, assinale a alternativa correta.

A) O ZEE dividirá o território em zonas, de acordo com as necessidades econômicas, públicas e privadas de cada região, levando em consideração suas peculiaridades.
B) As potencialidades naturais, os corredores ecológicos, as tendências de ocupação e as condições de vida da população são alguns dos aspectos que devem ser contemplados no diagnóstico de recursos naturais.
C) O mapeamento de terras indígenas, as unidades de conservação e as áreas de fronteiras estão dispensadas do diagnóstico de recursos naturais.
D) As atividades madeireiras, agrícolas, pecuárias, pesqueiras e de piscicultura estão desobrigadas quanto às diretrizes gerais e específicas.
E) O ZEE prevê que as áreas degradadas sejam excluídas do zoneamento, por não assegurarem a manutenção dos serviços ambientais.

Essa pergunta também está no material:

PARTIC POLIT MEIO AMBIENTE 3
11 pág.

Direito Civil I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vou analisar cada alternativa: A) O ZEE dividirá o território em zonas, de acordo com as necessidades econômicas, públicas e privadas de cada região, levando em consideração suas peculiaridades. - Correta. O ZEE realmente divide o território em zonas levando em consideração as necessidades econômicas, públicas e privadas de cada região. B) As potencialidades naturais, os corredores ecológicos, as tendências de ocupação e as condições de vida da população são alguns dos aspectos que devem ser contemplados no diagnóstico de recursos naturais. - Correta. Esses são alguns dos aspectos que devem ser considerados no diagnóstico de recursos naturais no ZEE. C) O mapeamento de terras indígenas, as unidades de conservação e as áreas de fronteiras estão dispensadas do diagnóstico de recursos naturais. - Incorreta. O mapeamento de terras indígenas, unidades de conservação e áreas de fronteiras também devem ser considerados no diagnóstico de recursos naturais no ZEE. D) As atividades madeireiras, agrícolas, pecuárias, pesqueiras e de piscicultura estão desobrigadas quanto às diretrizes gerais e específicas. - Incorreta. Essas atividades devem seguir as diretrizes gerais e específicas estabelecidas no ZEE. E) O ZEE prevê que as áreas degradadas sejam excluídas do zoneamento, por não assegurarem a manutenção dos serviços ambientais. - Incorreta. O ZEE visa também à recuperação de áreas degradadas e não apenas à exclusão delas do zoneamento. Portanto, as alternativas corretas são A e B.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando