Buscar

7. A legítima defesa é um instituto dos mais antigos no direito e se constitui em excludente de antijuridicidade de um fato típico. Portanto, é con...

7. A legítima defesa é um instituto dos mais antigos no direito e se constitui em excludente de antijuridicidade de um fato típico. Portanto, é consagrada pelo direito, como legítima, a reação contra conduta reprovável de terceiro, uma vez que tem como elemento subjetivo o animus defendendi, ou seja, a intenção de defesa legítima. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Teoria objetiva: a teoria objetiva considera a legítima defesa como excludente de ilicitude e funda-se na existência de um direito difuso do ser humano de defender-se.
( ) Teoria subjetiva: que considera como causa de exclusão de culpabilidade, e encontra como justificativa, a 'perturbação' do ânimo da pessoa agredida ou nos motivos determinantes do agente agressor que permite conferir licitude ao ato daquele que se defende.
( ) A excludente de ilicitude aplica-se na defesa de direito próprio ou alheio, e qualquer indivíduo que esteja envolvido no ato pode invocar, independentemente da conduta.
( ) O núcleo da conduta é a prevenção, seja para evitar um dano, repelir uma agressão ou fazê-la cessar, admitindo-se, portanto, a vingança.
a) Teoria objetiva: a teoria objetiva considera a legítima defesa como excludente de ilicitude e funda-se na existência de um direito difuso do ser humano de defender-se.

Essa pergunta também está no material:

PROVA DIREITO PENAL I -
2 pág.

Direito Penal I Faneesp - Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do ParanáFaneesp - Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) Teoria objetiva: a teoria objetiva considera a legítima defesa como excludente de ilicitude e funda-se na existência de um direito difuso do ser humano de defender-se. B) Teoria subjetiva: que considera como causa de exclusão de culpabilidade, e encontra como justificativa, a 'perturbação' do ânimo da pessoa agredida ou nos motivos determinantes do agente agressor que permite conferir licitude ao ato daquele que se defende. C) A excludente de ilicitude aplica-se na defesa de direito próprio ou alheio, e qualquer indivíduo que esteja envolvido no ato pode invocar, independentemente da conduta. D) O núcleo da conduta é a prevenção, seja para evitar um dano, repelir uma agressão ou fazê-la cessar, admitindo-se, portanto, a vingança. A alternativa correta é a letra D) O núcleo da conduta é a prevenção, seja para evitar um dano, repelir uma agressão ou fazê-la cessar, admitindo-se, portanto, a vingança.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais