Buscar

Nesse trecho do ensaio “A room of one’s own”, a escritora inglesa Virginia Woolf compara a figura de William Shakespeare com a fictícia personagem ...

Nesse trecho do ensaio “A room of one’s own”, a escritora inglesa Virginia Woolf compara a figura de William Shakespeare com a fictícia personagem da irmã do autor com o objetivo de
A. revelar que ter sorte na carreira é tão importante quanto ter talento.
B. criticar a pouca receptividade às mulheres no meio artístico.
C. ilustrar o quanto Shakespeare estava à frente de seu tempo.
D. questionar a diferença de oportunidades entre os gêneros.
E. denunciar a aversão às mulheres que permeia a obra do escritor.
A) INCORRETA – Mesmo que ambos sejam talentosos, a principal diferença entre Shakespeare e Judith não seria uma questão de sorte, mas o acesso privilegiado do primeiro à educação e à esfera pública simplesmente por ser homem.
B) INCORRETA – O objetivo do texto é questionar a diferença de oportunidades dadas a homens e a mulheres. No texto, Virginia Woolf afirma que Shakespeare pôde desfrutar de todas as oportunidades que teve para explorar seu talento, ao passo que sua fictícia irmã, Judith, tão talentosa quanto ele, era estimulada apenas a cuidar dos afazeres domésticos pelo simples fato de ser mulher. Além disso, no texto, fica claro que a personagem sequer teve acesso ao meio artístico.
C) INCORRETA – Embora Shakespeare seja considerado um autor de imensa relevância para o cânone literário, exaltar suas qualidades não é a intenção da autora.
D) CORRETA – Ao traçar um paralelo entre Shakespeare e sua irmã fictícia, Virginia Woolf conclui que, mesmo sendo ambos dotados de inclinações artísticas, as condições dadas às mulheres restringem suas possibilidades de desenvolvimento e produção nessa área.
E) INCORRETA – Não há no trecho qualquer menção ao conteúdo das obras de Shakespeare.

Essa pergunta também está no material:

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: D. questionar a diferença de oportunidades entre os gêneros. Ao traçar um paralelo entre Shakespeare e sua irmã fictícia, Virginia Woolf conclui que, mesmo sendo ambos dotados de inclinações artísticas, as condições dadas às mulheres restringem suas possibilidades de desenvolvimento e produção nessa área.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina