Buscar

DOAÇÃO FEITA EM CONTEMPLAÇÃO DE CASAMENTO FUTURO Art. 546. A doação feita em contemplação de casamento futuro com certa e determinada pessoa, quer ...

DOAÇÃO FEITA EM CONTEMPLAÇÃO DE CASAMENTO FUTURO
Art. 546. A doação feita em contemplação de casamento futuro com certa e determinada pessoa, quer pelos nubentes entre si, quer por terceiro a um deles, a ambos, ou aos filhos que, de futuro, houverem um do outro, não pode ser impugnada por falta de aceitação, e só ficará sem efeito se o casamento não se realizar.
Essa regra era muito aplicada à época em que tínhamos os casamentos arranjados. Hoje, essa espécie deve ser interpretada com cautela, sobretudo para evitar que a doação não tenha a função de coagir o donatário a se casar com a pessoa determinada pelo doador.

Essa pergunta também está no material:

2
343 pág.

Direito Penal I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Essa é a descrição do instituto jurídico da doação feita em contemplação de casamento futuro, conforme previsto no artigo 546 do Código Civil. Esse tipo de doação era comum em tempos de casamentos arranjados, mas hoje deve ser interpretado com cuidado para evitar possíveis situações de coação para o casamento.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais