Buscar

Assinale a opção correta com relação à responsabilidade civil: O dano deve ser certo, por essa razão não é possível a indenização por dano eventual...

Assinale a opção correta com relação à responsabilidade civil:
O dano deve ser certo, por essa razão não é possível a indenização por dano eventual, decorrente da perda de uma chance.
Tratando-se de responsabilidade subjetiva contratual, a responsabilidade do agente pode subsistir mesmo nos casos de força maior e de caso fortuito, desde que a lei não coíba a sua previsão.
De acordo com o regime da responsabilidade civil traçado no Código Civil brasileiro, inexistem causas excludentes da responsabilidade civil objetiva.
A extinção da punibilidade criminal sempre obsta a propositura de ação civil indenizatória.
a) O dano deve ser certo, por essa razão não é possível a indenização por dano eventual, decorrente da perda de uma chance.
b) Tratando-se de responsabilidade subjetiva contratual, a responsabilidade do agente pode subsistir mesmo nos casos de força maior e de caso fortuito, desde que a lei não coíba a sua previsão.
c) De acordo com o regime da responsabilidade civil traçado no Código Civil brasileiro, inexistem causas excludentes da responsabilidade civil objetiva.
d) A extinção da punibilidade criminal sempre obsta a propositura de ação civil indenizatória.

Essa pergunta também está no material:

2
343 pág.

Direito Penal I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a) O dano deve ser certo, por essa razão não é possível a indenização por dano eventual, decorrente da perda de uma chance. - ERRADO. É possível a indenização por dano eventual, decorrente da perda de uma chance. b) Tratando-se de responsabilidade subjetiva contratual, a responsabilidade do agente pode subsistir mesmo nos casos de força maior e de caso fortuito, desde que a lei não coíba a sua previsão. - ERRADO. Nos casos de força maior e caso fortuito, a responsabilidade do agente pode ser afastada. c) De acordo com o regime da responsabilidade civil traçado no Código Civil brasileiro, inexistem causas excludentes da responsabilidade civil objetiva. - ERRADO. Existem causas excludentes da responsabilidade civil objetiva, como a culpa exclusiva da vítima. d) A extinção da punibilidade criminal sempre obsta a propositura de ação civil indenizatória. - ERRADO. A extinção da punibilidade criminal não impede a propositura de ação civil indenizatória. Portanto, nenhuma das alternativas está correta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais