Buscar

Considerando as premissas dessa teoria, avalie as afirmacoes a seguir: I - Para os estudiosos do mundo anglo-saxão, a teoria da dependência é apre...

Considerando as premissas dessa teoria, avalie as afirmacoes a seguir:

I - Para os estudiosos do mundo anglo-saxão, a teoria da dependência é apresentada como uma transposição das teorias do mundo anglo-saxão, tendo como base a teoria da Escola de Chicago, que foi assimilada pela teoria cepalina de Prebisch-Furtado.

II - Para os teóricos da dependência, as economias nacionais integram uma estrutura capitalista mundial formada por relações assimétricas e de dominação entre desenvolvidos e subdesenvolvidos.

III - A economia capitalista evidencia uma estrutura internacional na qual havia, por um lado, um centro subdesenvolvido industrialmente detendo a tecnologia e, por outro, uma periferia desenvolvida dependente do centro.

IV - A noção de dependência indica que os países periféricos se encontram em condição de subordinação em relação aos países centrais no que se refere ao desenvolvimento econômico.

Está correto o que se afirma em:

I e III, apenas.
I, apenas.
I e IV, apenas.
I, II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

AP2_ RELAÇÕES INTERNACIONAIS
13 pág.

Relações Internacionais I Universidade do Grande Rio Professor José de Souza HerdyUniversidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada afirmação: I - Para os estudiosos do mundo anglo-saxão, a teoria da dependência é apresentada como uma transposição das teorias do mundo anglo-saxão, tendo como base a teoria da Escola de Chicago, que foi assimilada pela teoria cepalina de Prebisch-Furtado. Essa afirmação está incorreta, pois a teoria da dependência não é uma transposição das teorias do mundo anglo-saxão, mas sim uma abordagem crítica ao desenvolvimento econômico dos países periféricos. II - Para os teóricos da dependência, as economias nacionais integram uma estrutura capitalista mundial formada por relações assimétricas e de dominação entre desenvolvidos e subdesenvolvidos. Essa afirmação está correta, pois a teoria da dependência destaca as relações desiguais de poder entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos. III - A economia capitalista evidencia uma estrutura internacional na qual havia, por um lado, um centro subdesenvolvido industrialmente detendo a tecnologia e, por outro, uma periferia desenvolvida dependente do centro. Essa afirmação está incorreta, pois na realidade, o centro é desenvolvido e detém a tecnologia, enquanto a periferia é subdesenvolvida e dependente do centro. IV - A noção de dependência indica que os países periféricos se encontram em condição de subordinação em relação aos países centrais no que se refere ao desenvolvimento econômico. Essa afirmação está correta, pois a dependência econômica dos países periféricos em relação aos países centrais é um dos principais conceitos da teoria da dependência. Portanto, a resposta correta é: I e IV, apenas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando