Buscar

O clientelismo e o nepotismo são práticas historicamente recorrentes na vida política brasileira. Da troca de votos por algum tipo de alimento, obj...

O clientelismo e o nepotismo são práticas historicamente recorrentes na vida política brasileira. Da troca de votos por algum tipo de alimento, objeto ou serviço, ao emprego de parentes em cargos públicos, os exemplos se multiplicam nas páginas dos jornais e em noticiários televisivos. Nesse sentido, relacionando a realidade acima descrita com a tipologia das formas de dominação e a noção de Estado em Weber, pode-se afirmar que:

A) a ênfase nas relações pessoais representaria uma aproximação do fazer político brasileiro com formas de dominação racional-legal.
B) o clientelismo e o nepotismo não feririam os princípios da organização burocrática do Estado moderno para Weber.
C) as práticas do clientelismo e do nepotismo não estão de acordo com os princípios da organização burocrática do Estado moderno para Weber.
D) a polaridade entre uma ordem racional-legal e um particularismo privatista é a negação de um traço do passado patrimonialista do Estado brasileiro.

Essa pergunta também está no material:

Processo Seletivo UFU 2009
36 pág.

Pedagogia Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de JaneiroFundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as opções: A) a ênfase nas relações pessoais representaria uma aproximação do fazer político brasileiro com formas de dominação racional-legal. B) o clientelismo e o nepotismo não feririam os princípios da organização burocrática do Estado moderno para Weber. C) as práticas do clientelismo e do nepotismo não estão de acordo com os princípios da organização burocrática do Estado moderno para Weber. D) a polaridade entre uma ordem racional-legal e um particularismo privatista é a negação de um traço do passado patrimonialista do Estado brasileiro. Analisando as práticas de clientelismo e nepotismo descritas, podemos concluir que a opção correta é: C) as práticas do clientelismo e do nepotismo não estão de acordo com os princípios da organização burocrática do Estado moderno para Weber.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina