Buscar

A história da cultura humana sempre buscou estabelecer uma relação entre ética e política. Sobre o assunto, julgue a alternativa INCORRETA. Tomás d...

A história da cultura humana sempre buscou estabelecer uma relação entre ética e política. Sobre o assunto, julgue a alternativa INCORRETA.
Tomás de Aquino, dizia que a ética é condição de realização do indivíduo ou, mais precisamente, uma vida virtuosa se valendo da razão. O mesmo podemos dizer da política, que é condição de autorrealização da polis. Dessa forma, a ética e política estão separadas, da mesma forma como indivíduo e cidadão podem ser separados.
a. Desde a Antiguidade, a relação entre ética e política era indissociável, algo que se rompeu no Renascimento e voltou à discussão para a reaproximação de ética e Direito com a crise da modernidade e das instituições sistêmicas.
b. Tomás de Aquino, dizia que a ética é condição de realização do indivíduo ou, mais precisamente, uma vida virtuosa se valendo da razão. O mesmo podemos dizer da política, que é condição de autorrealização da polis. Dessa forma, a ética e política estão separadas, da mesma forma como indivíduo e cidadão podem ser separados.
c. A marca característica da ética na Antiguidade era a sua indissociabilidade da política. Para Platão, a constituição da polis deve passar por governantes sábios, justos e virtuosos.
d. Antes mesmo dos ideais liberais modernos, uma ruptura ainda mais incisiva entre ética e política foi promovida por Nicolau Maquiavel. Esse, buscou promover uma ruptura entre o campo do dever/ser (determinado pela ética) e a realidade dos fatos, que é o objeto de estudo da política.
e. A palavra ética, etimologicamente, relaciona-se com duas palavras gregas: éthos e areté. Éthos, segundo a sua origem grega, pode ser entendida como “costume”, “uso”, “hábito”, mas também pode ser compreendida como caráter, temperamento, índole, maneira de uma pessoa ser. Já areté significa o mérito ou a qualidade que algum indivíduo tem de mais excelente ou as suas virtudes: corpo, alma e inteligência.

Essa pergunta também está no material:

Questionario AOL 3 tipo 2
7 pág.

Ética e Cidadania I Faculdade Maurício de Nassau de FortalezaFaculdade Maurício de Nassau de Fortaleza

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: a. Desde a Antiguidade, a relação entre ética e política era indissociável, algo que se rompeu no Renascimento e voltou à discussão para a reaproximação de ética e Direito com a crise da modernidade e das instituições sistêmicas. - Esta afirmação está correta, pois a relação entre ética e política era indissociável na Antiguidade. b. Tomás de Aquino, dizia que a ética é condição de realização do indivíduo ou, mais precisamente, uma vida virtuosa se valendo da razão. O mesmo podemos dizer da política, que é condição de autorrealização da polis. Dessa forma, a ética e política estão separadas, da mesma forma como indivíduo e cidadão podem ser separados. - Esta afirmação está incorreta, pois Tomás de Aquino defendia a interligação entre ética e política. c. A marca característica da ética na Antiguidade era a sua indissociabilidade da política. Para Platão, a constituição da polis deve passar por governantes sábios, justos e virtuosos. - Esta afirmação está correta, pois na Antiguidade a ética estava intrinsecamente ligada à política. d. Antes mesmo dos ideais liberais modernos, uma ruptura ainda mais incisiva entre ética e política foi promovida por Nicolau Maquiavel. Esse, buscou promover uma ruptura entre o campo do dever/ser (determinado pela ética) e a realidade dos fatos, que é o objeto de estudo da política. - Esta afirmação está correta, pois Maquiavel defendia a separação entre ética e política. e. A palavra ética, etimologicamente, relaciona-se com duas palavras gregas: éthos e areté. Éthos, segundo a sua origem grega, pode ser entendida como “costume”, “uso”, “hábito”, mas também pode ser compreendida como caráter, temperamento, índole, maneira de uma pessoa ser. Já areté significa o mérito ou a qualidade que algum indivíduo tem de mais excelente ou as suas virtudes: corpo, alma e inteligência. - Esta afirmação está correta, pois explica a origem e significado das palavras ética e areté. Portanto, a alternativa incorreta é a letra b. Tomás de Aquino defendia a interligação entre ética e política.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais