Buscar

O objetivo do tratamento endodôntico é a prevenção do desenvolvimento da periodontite apical ou, em casos de doença, a criação de condições adequad...

O objetivo do tratamento endodôntico é a prevenção do desenvolvimento da periodontite apical ou, em casos de doença, a criação de condições adequadas para o reparo do tecido perirradicular. Para atingir este objetivo, o clínico deverá
(A) utilizar como rotina, um antibiótico de largo espectro (devido à etiologia polimicrobiana das infecções endodônticas) em associação ao tratamento endodôntico.
(B) utilizar uma medicação intracanal entre as sessões, visto que os procedimentos químico-mecânicos podem não ser suficientes para a eliminação das bactérias persistentes.
(C) utilizar uma substância irrigadora, considerada como padrão-ouro como desinfetante de canais radiculares, representada pela clorexidina.
(D) iniciar a instrumentação dos canais radiculares somente após 24 horas de terapia com antibióticos, independente da situação sistêmica do paciente.
(E) realizar farta irrigação com hipoclorito de sódio 1%, associado aos procedimentos mecânicos, sem necessidade de realizar medicação intracanal.

A) utilizar como rotina, um antibiótico de largo espectro (devido à etiologia polimicrobiana das infecções endodônticas) em associação ao tratamento endodôntico.
B) utilizar uma medicação intracanal entre as sessões, visto que os procedimentos químico-mecânicos podem não ser suficientes para a eliminação das bactérias persistentes.
C) utilizar uma substância irrigadora, considerada como padrão-ouro como desinfetante de canais radiculares, representada pela clorexidina.
D) iniciar a instrumentação dos canais radiculares somente após 24 horas de terapia com antibióticos, independente da situação sistêmica do paciente.
E) realizar farta irrigação com hipoclorito de sódio 1%, associado aos procedimentos mecânicos, sem necessidade de realizar medicação intracanal.

Essa pergunta também está no material:

Prova EBSERHHU-UFSSE - AOCP - 2014 - para Cirurgião Dentista.pdf
21 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: A) utilizar como rotina, um antibiótico de largo espectro (devido à etiologia polimicrobiana das infecções endodônticas) em associação ao tratamento endodôntico. - ERRADO. O uso rotineiro de antibióticos não é recomendado devido ao risco de resistência bacteriana. B) utilizar uma medicação intracanal entre as sessões, visto que os procedimentos químico-mecânicos podem não ser suficientes para a eliminação das bactérias persistentes. - CORRETO. A medicação intracanal é importante para eliminar bactérias persistentes. C) utilizar uma substância irrigadora, considerada como padrão-ouro como desinfetante de canais radiculares, representada pela clorexidina. - ERRADO. Embora a clorexidina seja eficaz, não é considerada padrão-ouro. D) iniciar a instrumentação dos canais radiculares somente após 24 horas de terapia com antibióticos, independente da situação sistêmica do paciente. - ERRADO. A instrumentação pode ser iniciada antes de 24 horas, dependendo da situação clínica. E) realizar farta irrigação com hipoclorito de sódio 1%, associado aos procedimentos mecânicos, sem necessidade de realizar medicação intracanal. - ERRADO. A medicação intracanal é importante no tratamento endodôntico. Portanto, a alternativa correta é a B) utilizar uma medicação intracanal entre as sessões, visto que os procedimentos químico-mecânicos podem não ser suficientes para a eliminação das bactérias persistentes.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais