Buscar

Ao adicionar dispersantes em uma suspensão cerâmica de Al2O3, pesquisadores concluíram que concentrações consideráveis de sólidos poderiam ser adic...

Ao adicionar dispersantes em uma suspensão cerâmica de Al2O3, pesquisadores concluíram que concentrações consideráveis de sólidos poderiam ser adicionadas ao líquido sem que ocorresse a formação de aglomerados. Os dispersantes usados possuíam mecanismo de estabilização estérico. Nesse mecanismo a estabilização se dá pela adsorção à superfície da partícula de um polímero neutro, com cadeia molecular suficientemente longa.
A O pH do meio líquido deve ser monitorado constantemente, visando à alteração transitória das cargas superficiais e permitindo, assim, a eficiente polimerização do material.
B A polimerização parcial já é suficiente para a completa individualização das partículas, pois há uma redução considerável na energia superficial específica das partículas do sistema.
C Para uma estabilização eficiente, é necessário que o polímero recubra totalmente a superfície da partícula e que a camada adsorvida possua uma espessura maior que a distância mínima na qual as forças atrativas de van der Waals sejam significativas.
D Uma eficiente esterilidade das partículas se dá pela formação de espessuras poliméricas menores que a espessura de estabilidade das forças atrativas de van der Waals, obtida com a compensação iônica das cargas superficiais.
E Como o processo de polimerização superficial das partículas não afeta as forças de ligação, devido à neutralidade eletrônica, é necessário que algumas regiões da superfície das partículas estejam isentas dessa camada polimérica, visando o ajuste de cargas superficiais.

Essa pergunta também está no material:

ENGENHARIA_V 2008
32 pág.

Termodinâmica Universidade Estadual do MaranhãoUniversidade Estadual do Maranhão

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: A) O pH do meio líquido deve ser monitorado constantemente, visando à alteração transitória das cargas superficiais e permitindo, assim, a eficiente polimerização do material. - Correta. B) A polimerização parcial já é suficiente para a completa individualização das partículas, pois há uma redução considerável na energia superficial específica das partículas do sistema. - Incorreta. C) Para uma estabilização eficiente, é necessário que o polímero recubra totalmente a superfície da partícula e que a camada adsorvida possua uma espessura maior que a distância mínima na qual as forças atrativas de van der Waals sejam significativas. - Correta. D) Uma eficiente esterilidade das partículas se dá pela formação de espessuras poliméricas menores que a espessura de estabilidade das forças atrativas de van der Waals, obtida com a compensação iônica das cargas superficiais. - Incorreta. E) Como o processo de polimerização superficial das partículas não afeta as forças de ligação, devido à neutralidade eletrônica, é necessário que algumas regiões da superfície das partículas estejam isentas dessa camada polimérica, visando o ajuste de cargas superficiais. - Incorreta. Portanto, as alternativas corretas são A e C.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina