Buscar

Com base no fragmento, analise as afirmativas a seguir sobre a produção literária no período da ditadura militar no Brasil: I) A obra Em câmara len...

Com base no fragmento, analise as afirmativas a seguir sobre a produção literária no período da ditadura militar no Brasil:
I) A obra Em câmara lenta, de Renato Tapajós, cuja temática são as ações de um grupo de guerrilha e o apontamento dos desmandos do governo militar, foi escrito em letras miúdas, em papéis de seda, enquanto o jornalista se encontrava preso no Carandiru por participar de um grupo de resistência ao regime.
II) A obra O que é isso, companheiro? é também um clássico sobre a resistência à ditadura, narrando em primeira pessoa e desde o exílio o sequestro do embaixador americano Charles Elbrick pelo Movimento Revolucionário 8 de outubro (MR-8), um episódio emblemático dos anos 1960, em troca da leitura de uma carta-manifesto que exigia a libertação de presos políticos. Trata-se de um livro com teor autobiográfico e foi transformado em longa-metragem no ano de 1997.
III) Chico Buarque teve um papel de destaque na resistência à ditadura militar por meio de letras de músicas que procuravam denunciar o estado de exceção que o Brasil vivia. Foi exilado e continuou produzindo durante seu exílio. Foi autor de diversas peças de teatro proibidas, escreveu alguns livros infantis e romances.
A) apenas II.
B) I, II e III.
C) apenas I e III.
D) apenas II e III.
E) apenas I.

Essa pergunta também está no material:

LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA II-Avaliação
8 pág.

Literaturas de Língua Portuguesa Universidade Anhanguera - Polo TriunfoUniversidade Anhanguera - Polo Triunfo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas: I) A obra Em câmara lenta, de Renato Tapajós, cuja temática são as ações de um grupo de guerrilha e o apontamento dos desmandos do governo militar, foi escrito em letras miúdas, em papéis de seda, enquanto o jornalista se encontrava preso no Carandiru por participar de um grupo de resistência ao regime. II) A obra O que é isso, companheiro? é também um clássico sobre a resistência à ditadura, narrando em primeira pessoa e desde o exílio o sequestro do embaixador americano Charles Elbrick pelo Movimento Revolucionário 8 de outubro (MR-8), um episódio emblemático dos anos 1960, em troca da leitura de uma carta-manifesto que exigia a libertação de presos políticos. Trata-se de um livro com teor autobiográfico e foi transformado em longa-metragem no ano de 1997. III) Chico Buarque teve um papel de destaque na resistência à ditadura militar por meio de letras de músicas que procuravam denunciar o estado de exceção que o Brasil vivia. Foi exilado e continuou produzindo durante seu exílio. Foi autor de diversas peças de teatro proibidas, escreveu alguns livros infantis e romances. A alternativa correta é a letra B) I, II e III.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais