Buscar

O credor, ou outro legitimado (arts. 566 e 567), requer a liquidação, na hipótese do art. 475-A, caput. Pretendeu o legislador da Lei n. 11.232 abo...

O credor, ou outro legitimado (arts. 566 e 567), requer a liquidação, na hipótese do art. 475-A, caput. Pretendeu o legislador da Lei n. 11.232 abolir a ação incidental de liquidação do sistema anterior, transpondo a liquidação para o Livro I, fazendo dela um incidente do processo cognitivo. Na essência, a liquidação continua a ser uma ação, porém na existência é um incidente do processo de conhecimento. Inclusive por razões práticas, o art. 475-H concede agravo de instrumento da decisão que julga a liquidação.
A liquidação instaura-se mediante requerimento do legitimado, claro que sujeito à apreciação do juiz, que poderá indeferi-lo, ordenar a sua correção ou modificação, ou deferi-lo, no todo ou em parte. Note-se que o § 1º manda intimar a parte para ciência do requerimento de liquidação. É o que se lê no referido parágrafo: “Do requerimento de liquidação de sentença será a parte intimada, na pessoa de seu advogado”.
O § 2º deste art. 475-A permite que se instaure a liquidação na pendência de recurso. Deve-se ler esse parágrafo em conjunto com o art. 475-I. Dispõe tal artigo, no § 2º, que, se a sentença contiver parte líquida e parte ilíquida, ao credor é lícito promover, simultaneamente, a execução daquela e, em autos apartados, a liquidação desta. Não se trata de execução, nem definitiva nem provisória, de que trata o § 1º, porém só de liquidação, que execução não é.
O § 2º também impõe ao liquidante (entenda-se: ao requerente da liquidação, cuja legitimidade é estabelecida nos art. 566 e 567; não ao liquidante judicial ou outro liquidante, que atue numa liquidação) o encargo de instruir o requerimento de liquidação com cópias das peças processuais pertinentes. Estas cópias serão de todas as peças do processo necessárias à compreensão da decisão liquidanda. Nada têm a ver com as peças que devem ser juntas a agravos ou apresentadas na execução provisória. Evidentemente, pode o juiz determinar a complementação dela, de ofício ou a requerimento.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas a afirmativa II está correta. c) Apenas a afirmativa III está correta. d) Todas as afirmativas estão corretas. Com base no texto fornecido, a alternativa correta é: d) Todas as afirmativas estão corretas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina