Logo Passei Direto
Buscar

Os impostos sobre importação e exportação são impostos de caráter predominantemente extrafiscal, visam regular a economia e é por meio deles que é possível incentivar ou não a entrada/saída de produtos no território nacional. Considerando o enunciado, avalie as afirmações a seguir assinale a alternativa com a afirmação correta acerca dos impostos sobre comércio exterior. A Compete aos Estados instituir impostos sobre importação e exportação. B A forma de regulação dos impostos sobre importação e exportação é realizada por meio da alteração de suas alíquotas. C As alterações das alíquotas dos impostos sobre importação e exportação observam o princípio da anterioridade e da anterioridade nonagesimal. D A regulação do comércio internacional por meio de tributos independe dos impostos sobre importação e exportação. E Os impostos sobre importação e exportação são tributos utilizados com fins fiscais, com o objetivo principal o de arrecadar.

User badge image
cleide.frota.gbi

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas: A) Compete aos Estados instituir impostos sobre importação e exportação. - Incorreto. A competência para instituir impostos sobre importação e exportação é da União, conforme o artigo 153 da Constituição Federal. B) A forma de regulação dos impostos sobre importação e exportação é realizada por meio da alteração de suas alíquotas. - Correto. Os impostos sobre importação e exportação são regulados principalmente pela alteração de suas alíquotas, o que pode incentivar ou desincentivar a entrada ou saída de produtos. C) As alterações das alíquotas dos impostos sobre importação e exportação observam o princípio da anterioridade e da anterioridade nonagesimal. - Incorreto. A anterioridade não se aplica a impostos que têm caráter extrafiscal, como os de importação e exportação. D) A regulação do comércio internacional por meio de tributos independe dos impostos sobre importação e exportação. - Incorreto. Os impostos sobre importação e exportação são instrumentos fundamentais para a regulação do comércio internacional. E) Os impostos sobre importação e exportação são tributos utilizados com fins fiscais, com o objetivo principal o de arrecadar. - Incorreto. Embora tenham um caráter fiscal, sua função principal é extrafiscal, visando regular a economia. Portanto, a alternativa correta é: B) A forma de regulação dos impostos sobre importação e exportação é realizada por meio da alteração de suas alíquotas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa: A) Compete aos Estados instituir impostos sobre importação e exportação. B) A forma de regulação dos impostos sobre importação e exportação é realizada por meio da alteração de suas alíquotas. C) As alterações das alíquotas dos impostos sobre importação e exportação observam o princípio da anterioridade e da anterioridade nonagesimal. D) A regulação do comércio internacional por meio de tributos independe dos impostos sobre importação e exportação. E) Os impostos sobre importação e exportação são tributos utilizados com fins fiscais, com o objetivo principal o de arrecadar. A alternativa correta é a letra B) A forma de regulação dos impostos sobre importação e exportação é realizada por meio da alteração de suas alíquotas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para a identificação do contribuinte, que se baseia na análise da capacidade econômica atingida pelo tributo, é possível mencionar o fato gerador como a tradução da capacidade econômica do contribuinte. Em regra, na situação material descrita como fato gerador, o contribuinte é a pessoa que manifesta a capacidade contributiva, quem detém titularidade de riqueza (patrimônio, renda etc.). Como exemplo, quem aufere renda é quem será o contribuinte do Imposto de Renda; assim como quem for proprietário de imóvel, igualmente. Quem demonstra capacidade contributiva nem sempre será a pessoa a quem a lei irá determinar como contribuinte – temos, aqui, a diferenciação entre contribuinte de fato e contribuinte de direito. Considerando o que é contribuinte de fato e contribuinte de direito, analise as afirmacoes a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao enunciado.
Agora, marque a sequência correta:
( ) O contribuinte de fato será a pessoa que irá arcar com o ônus do pagamento do tributo, não o que a lei define.
( ) É contribuinte quem a lei identificar como contribuinte.
( ) A definição do contribuinte ignora a capacidade contributiva do indivíduo.
( ) O contribuinte identificado na lei será sempre o contribuinte de fato e não de direito.
A V, F, V, V
B F, V, V, V
C V, V, F, F
D V, F, V, F
E F, F, V, V

A legislação tributária engloba as leis que regem o Sistema Tributário Nacional. A lei é uma norma jurídica, ou seja, uma regra de comportamento obrigatório que se descumprida é possível a aplicação de uma sanção. Considerando as leis abaixo descritas assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
Agora, marque a sequência correta:
( ) A Constituição Federal constitui e estrutura o Estado de Direito e define poderes e competências.
( ) As emendas constitucionais modificam a Constituição.
( ) As leis complementares conferem ao Presidente da República o poder de adotar medida provisória com força de lei.
( ) As leis ordinárias são as leis comuns federais, estaduais e municipais.
A V, V, F, V
B F, V, V, V
C V, V, V, F
D V, F, V, F
E F, F, V, V

A regra matriz de incidência tributária (RMIT) começa com a norma jurídica tributária e se desdobra na hipótese de incidência tributária e na consequente tributária. Doutrinariamente, a regra-matriz de incidência tributária pode ser dividida nos seus aspectos antecedentes — que definem a hipótese de incidência — e na obrigação decorrente — que são os aspectos ligados às consequências da norma (consequente). De acordo com o enunciado avalie as afirmações e assinale a alternativa que contém os critérios que integram a parte do consequente da regra-matriz de incidência tributária.
Assinale a alternativa que contém os critérios que integram a parte do consequente da regra-matriz de incidência tributária.
A Material, espacial e temporal.
B Pessoal, material e quantitativo.
C Pessoal e quantitativo.
D Temporal, pessoal e espacial.
E Temporal e material.

O direito emerge como sistema de regras de conduta designado a disciplinar o comportamento humano e, como sua derivação, temos o direito positivo. O direito tributário, como ramo do direito público, refere-se às relações jurídicas entre o Estado e os particulares. Essas relações decorrem da atividade financeira do Estado acerca da obtenção de receitas que correspondam ao conceito de tributo. Considerando o enunciado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. A necessidade de o Estado regulamentar suas relações é construída por meio da ciência do direito tributário.
II. Estuda o direito positivo, sendo importante a interpretação da norma tanto para quem cria e para quem estuda, quanto para quem a aplica.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Quanto às fontes do direito tributário, em sentido de origem, destaca-se que elas emanam as normas e os princípios jurídicos. As fontes principais são as que podem inovar na ordem jurídica, podem criar, modificar ou extinguir preceitos legais, já as fontes secundárias são as que não podem inovar na ordem jurídica e possuem a função de esclarecer, interpretar ou dar detalhes de aplicação relativos às disposições das fontes principais. Conhecendo as fontes do direito tributário e suas definições, identifique o tipo de fonte com as opções abaixo descritas.
Assinale a alternativa com a ordem correta.
I. Fonte principal
II. Fonte secundária
A II, I, II, I
B I, I, I, II
C II, II, I, I
D II, II, II, I
E II, II, I, II

ente e pelo consequente, bem como o elo de ligação entre os dois elementos. No momento em que ocorre um fato que se enquadra na previsão da hipótese, instaura-se a consequência, nascendo a obrigação jurídica tributária, ou seja, se ocorrer o fato x, deve ser a consequência y.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. Ao analisar um tributo é possível completar todos os critérios da regra matriz de incidência tributária. Porque II. No momento em que ocorre um fato que se enquadra na previsão da hipótese (prevista pela norma), instaura-se a consequência.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Os princípios são normas qualificadas e indicam como devem ser aplicadas as normas jurídicas, os princípios têm sua caracterização no fato de não estabelecerem um comportamento específico, mas sim uma meta, um padrão. Servem, portanto, como uma pauta para a interpretação das leis, sobrepondo-se a elas.
Considerando que os princípios constitucionalizados são obrigatórios, assinale a alternativa que demonstra a ordem correta dos princípios constitucionais tributários com as respectivas informações. I. Legalidade II. Isonomia III. Anterioridade IV. Não confisco.
( ) Este princípio veda instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente.
( ) A finalidade deste princípio é a de que nenhum tributo pode ser majorado ou instituído sem que seja mediante lei.
( ) Tal princípio figura como um limitador do direito que as pessoas políticas têm de expropriar bens privados.
( ) Este princípio determina que a lei que cria ou majora um tributo só pode incidir sobre fatos ocorridos no exercício financeiro subsequente ao de sua entrada em vigor.
A III, II, IV, I
B IV, II, III, I
C II, I, IV, III
D I, IV, II, III
E II, III, IV, I

Uma das formas de extinção do crédito tributário é a transação, que está disposta no art. 171 do Código Tributário Nacional.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A lei pode facultar, nas condições que estabeleça, aos sujeitos ativo e passivo da obrigação tributária celebrar transação. Porque II. Independe de requisitos e condições para a regularização, depende apenas da vontade do contribuinte.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

As fontes do direito, ainda que não inovem na ordem jurídica possuem um papel de interpretar a lei, ou seja, através da interpretação da norma verifica-se sua aplicação.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A jurisprudência é o conjunto de decisões reiteradas proferidas pelos juízos e tribunais, no mesmo sentido e em casos semelhantes. Porque II. É um costume, ou seja, corresponde à prática adotada pela maioria dos particulares, na ausência de lei.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

O princípio da capacidade contributiva, que se encontra disposto na primeira parte do parágrafo 1º do art. 145, da CF: “sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte [...]”. Tal princípio se manifesta nos fatos ou situações que revelam, da parte de quem os realiza ou nelas se encontra, condições objetivas para suportar a carga fiscal.
Considerando o enunciado avalie as asserções abaixo e a relação proposta entre elas. I. A capacidade contributiva é um dos mecanismos para que seja alcançada a justiça fiscal. Porque II. Esse princípio exige que os impostos sejam modulados conforme as manifestações objetivas de riquezas dos contribuintes.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina