Buscar

2.3. Abandono de idoso Art. 98. Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas n...

2.3. Abandono de idoso
Art. 98. Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado:
Pena – detenção de 6 (seis) meses a 3 (três) anos e multa.
Objetividade jurídica: a proteção à vida ou saúde da pessoa idosa.
Sujeito ativo: qualquer pessoa, inclusive aquela obrigada, por lei ou mandado, a prover as necessidades básicas do idoso.
Sujeito passivo: a pessoa idosa.
Conduta: vem representada pelo verbo “abandonar” (desamparar, largar) e pela expressão “não prover” (não fornecer, não abastecer, não providenciar). Nessa última modalidade de conduta, deve o agente estar obrigado por lei ou mandado a prover ao idoso suas necessidades básicas.
Objeto material: na modalidade de conduta “não prover”, trata-se das “necessidades básicas” do idoso, ou seja, alimentação, saúde, vestuário etc.
Elemento subjetivo: dolo.
Consumação: tratando-se de crime omissivo, consuma-se com o efetivo abandono ou com o não provimento das necessidades básicas do idoso.
Tentativa: não se admite.

Essa pergunta também está no material:

Legislacao Penal Especial - Ricardo Antonio Andreucci
904 pág.

História Colegio AnchietaColegio Anchieta

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Esse trecho que você compartilhou trata do crime de abandono de idoso, previsto no artigo 98. A conduta criminosa pode ser caracterizada pelo abandono do idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou pela omissão em prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado. A pena para esse crime é de detenção de 6 meses a 3 anos, além de multa. A objetividade jurídica é a proteção à vida ou saúde da pessoa idosa, sendo o sujeito ativo qualquer pessoa, inclusive aquela obrigada por lei ou mandado a prover as necessidades básicas do idoso, e o sujeito passivo é a pessoa idosa. A conduta pode ser representada pelo verbo "abandonar" ou pela expressão "não prover". O objeto material são as necessidades básicas do idoso, como alimentação, saúde e vestuário. O elemento subjetivo é o dolo, e o crime se consuma com o efetivo abandono ou com a omissão no provimento das necessidades básicas do idoso. Não se admite a tentativa nesse crime.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina