Logo Passei Direto
Buscar
Tendo o fragmento do texto como referência inicial, assinale a opção correta a respeito de “tipos ideais”, segundo a formulação proposta por Max Weber.
Os “tipos ideais” constituem um instrumento teórico de análise da realidade. O autor dá importância aos indivíduos, comportamentos e ações, levando em conta questões subjetivas.
Os “tipos ideais” são construções que permitem explicar somente as ações racionais, não se preocupando com as subjetividades dos indivíduos.
Os “tipos ideais” são exemplos concretos de comportamentos, são sempre encontrados em estado puro.
A construção dos “tipos ideais” baseia-se essencialmente a partir de fatos sociais objetivos e que envolvem o coletivo.
Os “tipos ideais” constituem objetos de estudo da sociologia weberiana, e exemplificam a ideia do autor de que o coletivo se impõe ao indivíduo.
Os “tipos ideais” constituem um instrumento teórico de análise da realidade. O autor dá importância aos indivíduos, comportamentos e ações, levando em conta questões subjetivas.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A opção correta a respeito de “tipos ideais”, segundo a formulação proposta por Max Weber, é: "Os “tipos ideais” constituem um instrumento teórico de análise da realidade. O autor dá importância aos indivíduos, comportamentos e ações, levando em conta questões subjetivas." Os tipos ideais são, de fato, construções teóricas que ajudam a entender a complexidade das ações sociais, considerando as motivações e significados que os indivíduos atribuem a seus comportamentos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções fornecidas: A) Os “tipos ideais” constituem um instrumento teórico de análise da realidade. O autor dá importância aos indivíduos, comportamentos e ações, levando em conta questões subjetivas. B) Os “tipos ideais” são construções que permitem explicar somente as ações racionais, não se preocupando com as subjetividades dos indivíduos. C) Os “tipos ideais” são exemplos concretos de comportamentos, são sempre encontrados em estado puro. D) A construção dos “tipos ideais” baseia-se essencialmente a partir de fatos sociais objetivos e que envolvem o coletivo. E) Os “tipos ideais” constituem objetos de estudo da sociologia weberiana, e exemplificam a ideia do autor de que o coletivo se impõe ao indivíduo. A opção correta é a letra A) Os “tipos ideais” constituem um instrumento teórico de análise da realidade. O autor dá importância aos indivíduos, comportamentos e ações, levando em conta questões subjetivas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Tendo em vista o Iluminismo, analise as afirmativas sobre esse movimento:
O Iluminismo não contou com o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses divergentes. Os burgueses acreditavam que os iluministas atrapalhariam seu desejo de ascender ao poder.
Os iluministas defendiam a liberdade econômica sem a intervenção do Estado na economia.
O Iluminismo defendia o avanço da ciência e da razão, contudo, combatiam o predomínio da burguesia e seus ideais.
Esse movimento criticava o mercantilismo, o Absolutismo monárquico, o poder da Igreja e as verdades reveladas pela fé.
John Locke, considerado o 'pai do Iluminismo', defendia a razão e a liberdade dos cidadãos.
Apenas I-II-III.
Apenas I-III.
I-II-III-IV.
II-III-IV-V.
Apenas II-IV-V.

Assinale a alternativa que apresenta as informações corretas a respeito de interpretações e conceitos elaborados por Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber:
Karl Marx desenvolveu os conceitos a respeito das relações de produção e desigualdade herdadas do capitalismo; Max Weber elaborou os conceitos de ação social e os “tipos ideais” como modelo para análise da realidade; Émile Durkheim trata da função das instituições e o conceito de fato social.
Karl Marx refletiu sobre a relação religião e economia; Max Weber trabalha com fatos sociais; Émile Durkheim tinha uma preocupação com o indivíduo.
Karl Marx desenvolveu os conceitos a respeito das relações de produção e desigualdade herdadas do capitalismo; Max Weber elaborou os conceitos de ação social e os “tipos ideais” como modelo para análise da realidade; Émile Durkheim trata da função das instituições e o conceito de fato social.
Karl Marx se preocupava com as relações de trabalho e produção; Max Weber desenvolveu o conceito de fato social e anomia; Émile Durkheim elaborou o conceito de “tipos ideiais”.
Karl Marx desenvolveu o conceito de tipos ideais; Max Weber, na esteira do positivismo, desenvolveu o conceito de fato social; Émile Durkheim elaborou conceitos sobre as relações de produção.
Karl Marx elaborou, por influência do positivismo, a ideia de fato social; Max Weber elaborou o conceito de “tipos ideiais”; Émile Durkheim estabeleceu relações entre economia e religião

Analise as opções e verifique quais delas correspondem às características do sistema capitalista:
I- é um sistema igualitário, que defende a distribuição de bens, com o controle democrático das estruturas políticas civis por parte dos cidadãos.
II- O sistema capitalista possui como base filosófica a produção de bens e riquezas, o constante aumento e acumulação dessa produção.
III- A divisão do trabalho, no capitalismo, promove a alienação e a exploração da força de trabalho do proletariado.
IV- As greves e lutas dos trabalhadores, no período da Revolução Industrial, resultou em demissões e pioraram as condições de trabalho nas fábricas.
I-II-III.
II-III-IV.
I-III-IV.
Apenas, II-III.
Apenas, II-IV.

Mais conteúdos dessa disciplina