Buscar

Acerca das nulidades, dos recursos e dos remédios impugnativos autônomos, com base no entendimento dos tribunais superiores, assinale a opção corre...

Acerca das nulidades, dos recursos e dos remédios impugnativos autônomos, com base no entendimento dos tribunais superiores, assinale a opção correta.

A O habeas corpus constitui via própria para impugnar decreto de governador de estado sobre adoção de medidas acerca da apresentação de comprovante de vacinação contra a covid-19 para que as pessoas possam circular e permanecer em locais públicos e privados.
B Não cabe habeas corpus nas hipóteses que não envolvam risco imediato de prisão, como na análise da licitude de determinada prova.
C Tribunal pode aumentar a pena de multa em recurso exclusivo da defesa, desde que, no mesmo julgamento, reduza a pena privativa de liberdade.
D Em matéria penal, o Ministério Público e a Defensoria Pública gozam da prerrogativa da contagem dos prazos recursais em dobro.
E A jurisprudência dos tribunais superiores não tolera a chamada nulidade de algibeira — aquela que, podendo ser sanada pela insurgência imediata da defesa após ciência do vício, não é alegada, como estratégia, para conveniência futura.

Essa pergunta também está no material:

TJDFT 2023
18 pág.

Concursos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada opção: A) O habeas corpus não é a via apropriada para impugnar decreto de governador sobre medidas de vacinação contra a covid-19. Portanto, essa opção está incorreta. B) O habeas corpus pode ser utilizado em situações que não envolvam risco imediato de prisão, como na análise da licitude de determinada prova. Essa opção está correta. C) O tribunal não pode aumentar a pena de multa em recurso exclusivo da defesa e, ao mesmo tempo, reduzir a pena privativa de liberdade no mesmo julgamento. Portanto, essa opção está incorreta. D) Em matéria penal, apenas a Defensoria Pública tem a prerrogativa da contagem dos prazos recursais em dobro, não o Ministério Público. Essa opção está incorreta. E) A jurisprudência dos tribunais superiores não aceita a chamada "nulidade de algibeira". Essa opção está correta. Portanto, a opção correta é a letra B) Não cabe habeas corpus nas hipóteses que não envolvam risco imediato de prisão, como na análise da licitude de determinada prova.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina