Buscar

A doença hemolítica do recém-nascido (DHRN), apesar de fácil detecção e tratamento, ainda mantém os altos índices de internação pós-parto nos hospi...

A doença hemolítica do recém-nascido (DHRN), apesar de fácil detecção e tratamento, ainda mantém os altos índices de internação pós-parto nos hospitais públicos. Sendo assim, marque a alternativa correta:

A - Se uma mulher Rh negativo gera um bebê Rh positivo, ela pode vir a produzir anticorpos contra as células do sangue do segundo filho Rh positivo.

B - O teste de Coombs indireto detecta antígenos ou componentes do sistema complemento fixados às hemácias maternas, portanto o sangue materno é coletado

C - O teste de Coombs direto é realizado quando o recém-nascido é Rh positivo, independentemente do fator Rh da mãe.

D - O TAD positivo significa que o paciente apresenta anemia hemolítica autoimune e o teste negativo exclui hemólise imune.

E - A DHRN é investigada apenas quando a gestantes são Rh positivo e o primeiro filho tem Rh negativo, independentemente da tipagem ABO.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vou analisar cada alternativa: A - Se uma mulher Rh negativo gera um bebê Rh positivo, ela pode vir a produzir anticorpos contra as células do sangue do segundo filho Rh positivo. - Correto. Quando uma mulher Rh negativo gera um bebê Rh positivo, ela pode desenvolver anticorpos contra as células do sangue do segundo filho Rh positivo. B - O teste de Coombs indireto detecta antígenos ou componentes do sistema complemento fixados às hemácias maternas, portanto o sangue materno é coletado. - Incorreto. O teste de Coombs indireto detecta anticorpos no soro materno, não antígenos ou componentes do sistema complemento fixados às hemácias maternas. C - O teste de Coombs direto é realizado quando o recém-nascido é Rh positivo, independentemente do fator Rh da mãe. - Incorreto. O teste de Coombs direto é realizado quando há suspeita de doença hemolítica do recém-nascido, não necessariamente relacionado ao fator Rh do recém-nascido. D - O TAD positivo significa que o paciente apresenta anemia hemolítica autoimune e o teste negativo exclui hemólise imune. - Incorreto. O TAD (Teste de Anticorpo Direto) positivo indica a presença de anticorpos ligados às hemácias, não necessariamente anemia hemolítica autoimune. E - A DHRN é investigada apenas quando a gestantes são Rh positivo e o primeiro filho tem Rh negativo, independentemente da tipagem ABO. - Incorreto. A DHRN é investigada quando há incompatibilidade de Rh entre a mãe e o feto, não necessariamente relacionada à tipagem ABO. Portanto, a alternativa correta é a letra A - Se uma mulher Rh negativo gera um bebê Rh positivo, ela pode vir a produzir anticorpos contra as células do sangue do segundo filho Rh positivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais