Buscar

Sobre Direito do Trabalho é incorreto: a) à época da promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Getúlio Vargas aspirava ficar no pode...

Sobre Direito do Trabalho é incorreto:


a) à época da promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Getúlio Vargas aspirava ficar no poder e, para tanto, ter apoio popular. Com isso, implementou no Brasil leis muito semelhantes àquelas implementadas na Itália pelo ditador fascista Benito Mussolini. Sancionada inicialmente em 1943, a CLT sofreu alterações e foi, paulatinamente, incorporada às Constituições Brasileiras.


b) muitos dos direitos que nasceram na CLT estão na Constituição Federal, como a garantia de salário nunca inferior ao mínimo, décimo terceiro salário, remuneração do trabalho noturno superior ao diurno, repouso semanal, férias anuais, entre outros. Logo, Direito do Trabalho de forma simplista, trata-se de um ramo do Direito que rege e disciplina as relações trabalhistas. Romar (2018, p. 40) ensina que o Direito do Trabalho tem em seu objeto o chamado “trabalho subordinado”.


c) existem diversas formas de trabalho, sendo certo que somente uma dessas formas compõe o objeto do Direito do Trabalho e é por ele regulada. Trata-se da relação de trabalho subordinado [...] Os sujeitos desta relação são o empregado e o empregador, que se relacionam não só no âmbito individual, como também de forma coletiva, por intermédio de grupos organizados (categorias) e dos seus órgãos de representação (sindicatos).


d) O Direito do Trabalho se vale, além da lei, de uma série de princípios que são bastante importantes na hora de sua aplicação. Martins (2021, p. 68) aponta a existência de ao menos seis princípios diferentes: a) Proteção; b) Irrenunciabilidade de Direitos; c) Continuidade da relação de emprego; d) Primazia da realidade; e) Razoabilidade e f) Boa-fé.


e) o princípio da proteção busca dar aos trabalhadores uma proteção legal por meio da lei. Martins (2021, p. 69) ensina que “deve-se proporcionar uma forma de compensar a superioridade econômica do empregador em relação ao empregado” e o princípio da irrenunciabilidade de Direitos significa que as relações de emprego devem ser indeterminadas, preservando o trabalho e a prestação do serviço. A exceção a essa regra é, por óbvio, o contrato de trabalho por tempo determinado.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais