Buscar

Na história do pensamento grego houve uma fase muito particular que foi muito importante, mas de duração relativamente curta: o período dos sofista...

Na história do pensamento grego houve uma fase muito particular que foi muito importante, mas de duração relativamente curta: o período dos sofistas. Esse período compreendeu os séculos V e IV a.C. e envolveu poucos, porém grandes intelectuais, pensadores e cientistas. Os sofistas se caracterizavam, mais do que por terem ideias comuns, por uma identidade de pontos de vista e pelo emprego do mesmo método. Eles afastavam a ideia de uma verdade universal e os princípios abstratos da justiça. Outra diferença fundamental separa Sócrates dos sofistas: enquanto aqueles se consideravam sábios, profundamente conhecedores de várias matérias e, justamente por essa razão, se faziam pagar pelos seus ensinamentos, Sócrates defendia aquela fórmula tão célebre quanto enigmática pela qual ficou para sempre conhecido: “Só sei que nada sei”. Ao negar a existência de normas fixas que regem a conduta humana, os sofistas:
Atacavam, por sua vez, os princípios racionais da natureza, que constituíam a base da moral e da filosofia gregas.
a. Atacavam, por sua vez, os princípios racionais da natureza, que constituíam a base da moral e da filosofia gregas.
b. Afirmavam que no estado de natureza os homens podem todas as coisas. Por isso eles utilizam todos os meios disponíveis para consegui-las.
c. Afirmavam que um homem só se impõe a outro homem pela força; a posse de algum objeto não pode ser dividida ou compartilhada.
d. Afirmavam que todo homem é potencialmente uma ameaça a outro homem e esta é aceita passiva ou ativamente.
e. Identificavam o mal com a necessidade que o homem tem de criar novas necessidades, que são fontes de outras privações.

Essa pergunta também está no material:

CIÊNCIA POLÍTICA QUESTIONÁRIO DA UNIDADE II
18 pág.

Sociologia Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a correta é: a. Atacavam, por sua vez, os princípios racionais da natureza, que constituíam a base da moral e da filosofia gregas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais