Logo Passei Direto
Buscar

Liderança

Colégio Objetivo
Quando examinamos as motivações do comportamento humano no trabalho, vimos que um dos desdobramentos das mesmas é representado pelo desejo de aprovação. Este desejo de aprovação é muitas vezes materializado através do incentivo e do elogio. Dentro deste contexto, e baseado no que abordamos no curso, coloque “V” para as afirmacoes verdadeiras e “F” para as falsas.
( ) Afirmamos que no exercício da liderança o incentivo e o elogio pode ser utilizado pelo líder como alimento ao desejo de aprovação dos subordinados.

( ) No exercício da liderança, afirma-se que a punição deve ser aplicada mais frequentemente que o incentivo.

( ) Podemos verificar no exercício da liderança, que as pessoas realizam melhor o seu trabalho quando constantemente criticadas do que quando judiciosamente elogiadas, pois, elogios podem causar acomodação.

( ) Entendemos que no exercício da liderança o incentivo imerecido ou o elogio barato perdem significação e aparentam, não raro, simples paternalismo ou benemerência.

( ) No contexto da liderança afirmamos que a crítica pode ser entendida como um incentivo que move o subordinado a melhorar constantemente.
a. F V V F F
b. F F V V V
c. V F F V F
d. V V F F V
e. V V V F F
User badge image
liderancaparatodos

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmações apresentadas, a alternativa correta é: c. V F F V F Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, estou por aqui.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

De acordo com o abordado e comentado em nossas aulas, com relação a “Obtenção de Sugestões”, em que entende-se este método como eminentemente democrático, pois traduz, desde logo, a determinação, da parte do líder, de fazer com que os liderados participem tanto da formação dos objetivos de grupo quanto da elaboração dos processos com que podem ser atingidos. Desta forma, coloque “V” para as afirmações verdadeiras e “F” para as falsas.
( ) Ao utilizar-se da obtenção de sugestões é preciso que o líder demonstre uma mentalidade receptiva às sugestões, tornando claro que sabe dar o devido valor às ideias novas e que procurará aplicá-las, quando viáveis.

( ) Ao utilizar-se da obtenção de sugestões é preciso que o líder em face de uma sugestão concreta, deve o líder agir prontamente para verificar se a mesma é viável; em caso positivo, procurar realmente aplicá-la e, em caso negativo ter o cuidado de explicar ao autor o respectivo porquê, no sentido de evitar um possível sentimento de desânimo e provocar desestímulo.

( ) Ao utilizar-se da obtenção de sugestões é preciso também que o líder identifique, publicamente, os autores
a. F F V V
b. V F V F
c. F F F F
d. V V V V
e. F V F V

Marque a única alternativa que retrata a assertividade das afirmativas acima:
( ) Ao utilizar-se da obtenção de sugestões o líder deve entender que as sugestões virão da parte dos subordinados na proporção em que o líder as estimule, lhes dê crédito e as ponha em execução.
( ) Estudamos que quando o líder consegue subordinar a expedição de ordens ao estabelecimento de normas gerais apropriadas, a praxes corretas, a diretrizes suficientemente difundidas pelo grupo, sobrar-lhe-á tempo – e somente assim – para desviar-se dos encargos de rotina e dedicar-se às atribuições mais amplas, como o planejamento e a coordenação.
( ) Entendemos que ao desenvolver as atividades profissionais e liderar equipes multidisciplinares, na maioria das vezes, bastante heterogêneas, que reúnem homens e mulheres de diversas idades, diversas formações, culturas e etc, o líder precisa buscar desenvolver 12 capacidades fundamentais, que são muito necessárias e requeridas aos líderes contemporâneos.
( ) Para Berg (2012) existem várias maneiras de abordar e administrar conflitos, porém uma das mais eficazes é denominada de “Estilos de administração de Conflitos”, método criado por Kenneth Thomas e Ralph Kilmann, que propõem cinco formas de administrar conflitos.
( ) De acordo com o abordado e comentado em nossas aulas, com relação aos “Criação e Fortalecimento do Espírito de Equipe”, em que entende-se que toda equipe é um grupo, porém, nem todo grupo é uma equipe.
a. F F V V
b. V V F F
c. V F V F
d. V V V V
e. F F F F

Dentro deste contexto, marque a alternativa incorreta em relação as outras formas de alcançar uma expedição correta e efetiva das ordens:
a. Transmitir uma imagem de competência, empregando linguagem culta;
b. Empregar frases corteses;
c. Evitar ordens simultâneas;
d. Reduzir ao mínimo as ordens negativas;
e. Evitar ordens contraditórias;

Em relação a estas capacidades fundamentais, marque a alternativa incorreta, ou seja, a única alternativa que não configura capacidades fundamentais de um líder contemporâneo.
a. Respeito; Assertividade; Cumplicidade;
b. Ser detalhista; Persuasivo; Focado em resultados;
c. Liderança pelo Exemplo; Humildade; Gratidão;
d. Motivação; Desenvolvedor de Talentos e novos líderes; Flexibilidade;
e. Conhecimento; Entusiasmo e Paixão; Visão Sistêmica e Estratégica;

Marque a única alternativa que retrata a assertividade das afirmativas acima:
( ) O líder deve ser a pessoa integradora, o elemento chave para desenvolver o espírito de equipe, onde cada elemento tem a sua parcela de contribuição para o alcance do objetivo, que todos os trabalhos são importantes.
( ) Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos diversos, em geral se reúnem por afinidades.
( ) Quando se pensa em um grupo, o respeito e os benefícios psicológicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados de aceitáveis a bons.
( ) Equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas, a formação da equipe deve considerar as competências individuais necessárias para o desenvolvimento das atividades e atingimento das metas.
a. V F V V
b. F V F F
c. V F V F
d. F V V V
e. V F F F

Mais conteúdos dessa disciplina