Buscar

16. (UEPG/PR) A onda nacionalista que tomou conta da Europa ao longo do século XIX desempenhou um papel relevante nos processos de unificação da It...

16. (UEPG/PR) A onda nacionalista que tomou conta da Europa ao longo do século XIX desempenhou um papel relevante nos processos de unificação da Itália e da Alemanha. Com respeito ao processo alemão de unificação, é INCORRETO afirmar: a) O Zollverein, instituído na Alemanha em 1834, constituiu no estabelecimento de fortes barreiras alfandegárias que dificultavam o intercâmbio entre os diversos Estados alemães. b) O primeiro-ministro alemão, Otto von Bismarck, era um ardente defensor da unificação alemã e se valeu de todos os recursos, inclusive da guerra e da repressão contra seus adversários, para implementá-la. c) A partir de meados do século XIX, ganhou força, nos diferentes Estados alemães, a ideia da unificação. Enquanto os nacionalistas pregavam a união étnica e cultural do povo alemão, os burgueses defendiam a unificação como um instrumento capaz de favorecer o desenvolvimento industrial e comercial alemão. d) Completado o processo de unificação política, a Alemanha acelerou seu desenvolvimento industrial, tornando-se uma das mais poderosas potências europeias. e) No início do século XIX, dezenas de Estados que viriam posteriormente compor a Alemanha formavam, com a Prússia e com a Áustria, a Confederação Germânica. Alguns desses Estados apresentavam uma economia predominantemente agrícola e outros procuravam impulsionar a industrialização.

a) O Zollverein, instituído na Alemanha em 1834, constituiu no estabelecimento de fortes barreiras alfandegárias que dificultavam o intercâmbio entre os diversos Estados alemães.
b) O primeiro-ministro alemão, Otto von Bismarck, era um ardente defensor da unificação alemã e se valeu de todos os recursos, inclusive da guerra e da repressão contra seus adversários, para implementá-la.
c) A partir de meados do século XIX, ganhou força, nos diferentes Estados alemães, a ideia da unificação. Enquanto os nacionalistas pregavam a união étnica e cultural do povo alemão, os burgueses defendiam a unificação como um instrumento capaz de favorecer o desenvolvimento industrial e comercial alemão.
d) Completado o processo de unificação política, a Alemanha acelerou seu desenvolvimento industrial, tornando-se uma das mais poderosas potências europeias.
e) No início do século XIX, dezenas de Estados que viriam posteriormente compor a Alemanha formavam, com a Prússia e com a Áustria, a Confederação Germânica. Alguns desses Estados apresentavam uma economia predominantemente agrícola e outros procuravam impulsionar a industrialização.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES DE VESTIBULARES SOBRE A EUROPA SÉCULO XIX
14 pág.

História USP - São PauloUSP - São Paulo

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a) O Zollverein, instituído na Alemanha em 1834, constituiu no estabelecimento de fortes barreiras alfandegárias que dificultavam o intercâmbio entre os diversos Estados alemães. - CORRETO. O Zollverein foi uma união aduaneira que eliminou as barreiras alfandegárias entre os estados alemães, facilitando o comércio. b) O primeiro-ministro alemão, Otto von Bismarck, era um ardente defensor da unificação alemã e se valeu de todos os recursos, inclusive da guerra e da repressão contra seus adversários, para implementá-la. - CORRETO. Bismarck foi um dos principais responsáveis pela unificação alemã e utilizou estratégias políticas, incluindo a guerra, para alcançar esse objetivo. c) A partir de meados do século XIX, ganhou força, nos diferentes Estados alemães, a ideia da unificação. Enquanto os nacionalistas pregavam a união étnica e cultural do povo alemão, os burgueses defendiam a unificação como um instrumento capaz de favorecer o desenvolvimento industrial e comercial alemão. - CORRETO. Essa afirmação está de acordo com o contexto histórico da unificação alemã. d) Completado o processo de unificação política, a Alemanha acelerou seu desenvolvimento industrial, tornando-se uma das mais poderosas potências europeias. - CORRETO. Após a unificação, a Alemanha se tornou uma potência industrial e econômica na Europa. e) No início do século XIX, dezenas de Estados que viriam posteriormente compor a Alemanha formavam, com a Prússia e com a Áustria, a Confederação Germânica. Alguns desses Estados apresentavam uma economia predominantemente agrícola e outros procuravam impulsionar a industrialização. - INCORRETO. A Confederação Germânica foi formada em 1815, não no início do século XIX, e não incluía a Áustria, que era um dos principais opositores da unificação alemã liderada pela Prússia. Portanto, a alternativa incorreta é a letra e).

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando