Buscar

Leia os textos a seguir.   TEXTO 1   Na análise sobre o trabalho no Brasil recente, pode-se identificar dois processos contraditórios. Por um lado,...

Leia os textos a seguir.

 

TEXTO 1

 

Na análise sobre o trabalho no Brasil recente, pode-se identificar dois processos contraditórios. Por um lado, há uma melhora de uma série de indicadores do mercado de trabalho, como o crescimento do emprego, especialmente o formalizado; a redução proporcional da informalidade; a queda do desemprego; a queda proporcional dos ocupados sem proteção previdenciária; uma relativa melhora na renda do trabalho; e uma diminuição da desigualdade social. Por outro lado, continua ocorrendo um processo que recria condições mais precárias de trabalho, tais como o avanço da terceirização, a intensificação do ritmo de trabalho, o avanço do componente variável na remuneração, a crescente insegurança no trabalho e a alta rotatividade da força de trabalho.

 

KREIN, José Darin. As transformações no mundo do trabalho e as tendências das relações de trabalho na primeira década do século XXI no Brasil. Revista NECAT, Florianópolis, v. 2, n. 3, 2013.

 

TEXTO 2

 

Diante disso, leia o trecho de notícia a seguir.

 

O emprego com carteira assinada tem perdido protagonismo e espaço no mercado de trabalho brasileiro. A participação dessa modalidade no total da população ocupada no setor privado ficou em 38,1% no 1º trimestre de 2022 e segue bem distante do pico de 43% alcançado em 2014. Segundo levantamento da LCA Consultores, a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do IBGE, o número de trabalhadores com carteira assinada diminuiu em 2,8 milhões entre 2014 e 2022, enquanto que o de trabalhadores por conta própria ou sem registro em carteira aumentou em 6,3 milhões em 8 anos.

 

ALVARENGA, Darlan; CAVALINI, Marta. Brasil perde 2,8 milhões de trabalhadores com carteira em 8 anos; informalidade e conta própria crescem. G1, 18 maio 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/05/18/brasil-perde-28-milhoes-de-trabalhadores-com-carteira-em-8-anos-informalidade-e-conta-propria-crescem.ghtml. Acesso em: 25 maio 2022.

 

Com base nas informações apresentadas sobre as relações de trabalho e o profissional no século XXI, julgue os itens a seguir.

 

I. É evidente que as relações de trabalho foram se tornando mais flexíveis para acompanhar a evolução das demandas organizacionais, originadas principalmente pela profusão de novas tecnologias e da globalização, mas também pelos cenários recentes que tiveram efeitos sobre o mundo todo. 

 

II. Uma grande alteração nos padrões de trabalho foi visto durante a 1ª Revolução Industrial, que trouxe mudança no padrão de produção artesanal para o mecanizado, algo que pode ser comparado aos tempos atuais, com o aumento significativo da modalidade remota.

 

III. O acesso às novas tecnologias permitiu que organizações buscassem mais flexibilidade para obterem vantagem competitiva, isso gerou processos de inovação mais rápidos e eficientes, mas resultou na drástica diminuição dos modelos de trabalho com carteira assinada.

 

Está correto o que se afirma em

A) 

I e II, apenas.

B) 

I, II e III. 

C) 

III, apenas.

D) 

II, apenas.

E) 

I e III, apenas


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é: B) I, II e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais