Buscar

Pergunta 1: A teoria crítica sobre a cultura produzida e divulgada pelos meios de comunicação, nos moldes da Escola de Frankfurt, abrange algumas p...

Pergunta 1:
A teoria crítica sobre a cultura produzida e divulgada pelos meios de comunicação, nos moldes da Escola de Frankfurt, abrange algumas proposições teóricas básicas, aceitas por todos os frankfurtianos, outras podem ser consideradas decorrentes, seja porque focalizam aspectos mais específicos, ou porque refletem posições distintas assumidas por autores pertencentes à mesma corrente. As proposições básicas, até mesmo a relativa à divergência clássica entre frankfurtianos, encontram-se sintetizadas nas alternativas a seguir, mas qual dessas alternativas está errada?

a. A integração da produção cultural “de cima para baixo” implica intencionalidade política nessa produção, além disso, essa integração torna o sujeito consumidor “rei” em suas preferências.

b. Condições históricas e econômicas levaram à utilização da racionalidade iluminista e da ciência, para obtenção de maior poder e riqueza, maior controle sobre as populações e sobre a própria razão. Nesse contexto, o homem moderno foi perdendo sua individualidade e consciência do social.

c. Frankfurtianos divergiam em relação à possibilidade da arte no ambiente dos meios de comunicação de massa, apenas um autor via, na emergência desses meios, a possibilidade de uma nova estética associada à reprodutividade técnica.

d. Na construção da realidade pela indústria cultural, não importa o grau de veracidade, desde que o resultado pareça verdadeiro para o público, pela inclusão de vínculos com a realidade que possam ser tomados como reais, assim se constrói um discurso de verossimilhança com a realidade construída.

a) a. A integração da produção cultural “de cima para baixo” implica intencionalidade política nessa produção, além disso, essa integração torna o sujeito consumidor “rei” em suas preferências.
b) b. Condições históricas e econômicas levaram à utilização da racionalidade iluminista e da ciência, para obtenção de maior poder e riqueza, maior controle sobre as populações e sobre a própria razão. Nesse contexto, o homem moderno foi perdendo sua individualidade e consciência do social.
c) c. Frankfurtianos divergiam em relação à possibilidade da arte no ambiente dos meios de comunicação de massa, apenas um autor via, na emergência desses meios, a possibilidade de uma nova estética associada à reprodutividade técnica.
d) d. Na construção da realidade pela indústria cultural, não importa o grau de veracidade, desde que o resultado pareça verdadeiro para o público, pela inclusão de vínculos com a realidade que possam ser tomados como reais, assim se constrói um discurso de verossimilhança com a realidade construída.

Essa pergunta também está no material:

SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO_QUESTIONÁRIO 2
5 pág.

Sociologia da Comunicação Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas, a alternativa que está errada é: c) Frankfurtianos divergiam em relação à possibilidade da arte no ambiente dos meios de comunicação de massa, apenas um autor via, na emergência desses meios, a possibilidade de uma nova estética associada à reprodutividade técnica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais