Buscar

A síndrome de Guillain-Barré é uma polineuropatia mediada pelo sistema autoimune. Com relação à Síndrome de Guillain-Barré: a) Geralmente os sintom...

A síndrome de Guillain-Barré é uma polineuropatia mediada pelo sistema autoimune. Com relação à Síndrome de Guillain-Barré:
a) Geralmente os sintomas neurológicos são precedidos por infecção virótica das vias aéreas superiores ou do trato gastrointestinal, como: Campylobacter Jejuni e Paramyxorividae Rubivirus, Papiloma Vírus Humano, causadores da diarreia nos humanos. Isto ocorre porque a resposta imune conta o agente infeccioso resulta na produção de anticorpos que reconhece epitipos semelhantes aos do microrganismo no nervo periférico, desencadeando o ataque imune que provoca a lesão axônica.
b) Além do Campylobacter Jejuni e Haemoplhylus Influenzae, o vírus da dengue é um potencial agente causador da síndrome de Guillain-Barré. A afinidade do vírus pelo nervo periférico causa diminuição da velocidade de condução nervosa, caracterizada pela desmielinização do nervo, causando hipermobilidade, hipertrofia, hipertonia e reflexos exaltados.
c) O quadro clínico típico da síndrome de Guillain-Barré é uma paralisia simétrica e ascendente que piora em um período de 12 horas a 28 dias, seguida de uma fase de platô. O aparecimento súbito da fraqueza muscular pode ser generalizado ou, com maior frequência, iniciar-se nos MMII, para posteriormente acometer outras regiões. A fraqueza é progressiva e pode afetar a musculatura respiratória e facial, com a possibilidade de causar insuficiência respiratória grave e paralisia facial.
d) A síndrome de Guillain-Barré cursa com tetraparesia ou tetraplegia, paralisia facial, hiperreflexia, hipertrofia, fraqueza muscular simétrica, hiperestesia nas mãos, pés e abdômen ao mesmo tempo e sinais autonômicos.
e) A síndrome de Guillain-Barré geralmente não progride por mais de 5 semanas e a recuperação da fraqueza se inicia entre 2 e 4 semanas após o pico dos sintomas ser atingido, com a possibilidade de durar meses. Todos os pacientes se recuperam, não tendo risco de complicações maiores, como contraturas, deformidades, infecções, úlceras, pneumonias e insuficiência respiratória.

Essa pergunta também está no material:

Fisioterapia na Atenção Secundária
212 pág.

Fisiologia do Exercício Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: a) Correta. Os sintomas neurológicos da Síndrome de Guillain-Barré são geralmente precedidos por infecções virais, desencadeando uma resposta autoimune que leva à lesão axônica. b) Incorreta. O vírus da dengue não é um agente causador comum da Síndrome de Guillain-Barré. c) Correta. O quadro clínico típico da Síndrome de Guillain-Barré inclui uma paralisia simétrica e ascendente que pode afetar a musculatura respiratória e facial. d) Incorreta. A descrição não condiz com os sintomas típicos da Síndrome de Guillain-Barré. e) Incorreta. A recuperação da Síndrome de Guillain-Barré pode levar mais tempo do que o mencionado, e nem todos os pacientes se recuperam completamente sem complicações. Portanto, as alternativas corretas são a) e c).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais