Buscar

O patrimônio das associações sindicais compreende as contribuições devidas aos sindicatos por aqueles que integram as categorias econômicas, profis...

O patrimônio das associações sindicais compreende as contribuições devidas aos sindicatos por aqueles que integram as categorias econômicas, profissionais ou as profissões liberais representadas por essas entidades, designadas como imposto sindical, as contribuições dos associados, conforme estipulado nos estatutos ou deliberado em assembleias gerais, os ativos e recursos adquiridos, bem como as receitas por eles geradas, as doações e heranças e as multas e outras receitas eventuais.

Especificamente sobre a contribuição sindical, assinale a alternativa correta:

A. 

Os agentes ou trabalhadores autônomos e os profissionais liberais estão dispensados, em qualquer caso, da contribuição sindical.

B. 

Para os empregados, a contribuição deve ser correspondente à remuneração referente a 30 dias de trabalho.

C. 

Para os empregadores, a contribuição deve ser em uma importância proporcional ao capital social da firma ou empresa, mas nunca acima de 150 vezes o maior valor de referência.

D. 

A contribuição sindical, que corresponde a um dia de trabalho para o empregado, será recolhida, de uma só vez, anualmente.

E. 

Os agentes ou trabalhadores autônomos e os profissionais liberais estão sujeitos à contribuição sindical na importância correspondente a 50% do maior valor de referência fixado pelo Poder Executivo.


Respostas

User badge image

SJ ESTUDOS

RESPOSTA CORRETA:

D. 

A contribuição sindical, que corresponde a um dia de trabalho para o empregado, será recolhida, de uma só vez, anualmente.


Explicação:

caput do artigo 580 da CLT estabelece que a contribuição sindical será recolhida, de uma só vez, anualmente.

Para os empregados, a importância da contribuição é correspondente à remuneração de um dia de trabalho, qualquer que seja a forma da referida remuneração. Para os empregadores, a contribuição deve ser feita em uma importância proporcional ao capital social da firma ou empresa, registrado nas respectivas Juntas Comerciais ou órgãos equivalentes, mediante a aplicação de alíquotas, levando em consideração a tabela do artigo 580, inciso III, da CLT — a qual prevê, entre outras, a alíquota de 0,2% para capital acima de 150 e até 1.500 vezes o maior valor de referência.

Os agentes ou trabalhadores autônomos e os profissionais liberais, organizados em firma ou empresa, com capital social registrado, recolherão a contribuição sindical de acordo com a tabela progressiva do artigo 580, inciso III, da CLT.

Para os agentes ou trabalhadores autônomos e os profissionais liberais, a contribuição sindical será em uma importância correspondente a 30% do maior valor de referência fixado pelo Poder Executivo.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando