Logo Passei Direto
Buscar

Entomologia

Colégio Objetivo
Com relação ao fluido que banha os órgãos e tecidos e circula internamente nos insetos, assinale a alternativa CORRETA:

A Hemolinfa.
B Ecdisona.
C Sangue.
D Plasma.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: A) Hemolinfa. A hemolinfa é o fluido que banha os órgãos e tecidos e circula internamente nos insetos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base nos conceitos sobre manejo de pragas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O nível de equilíbrio corresponde à densidade populacional média da praga ao longo do tempo, sem que ocorra nenhuma mudança drástica.
( ) O nível de controle representa a densidade populacional da praga na qual ela causa prejuízos econômicos de valores iguais ao custo de seu controle.
( ) O nível de dano econômico é a densidade populacional da praga na qual medidas de controle devem ser tomadas para evitar prejuízos econômicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A F - V - F.
B V - F - F.
C V - V - V.
D F - F - V.

Com relação ao nome e às características dessas regiões, assinale a alternativa CORRETA:

A O gnatossoma, formado por um par de quelíceras (peças bucais) e dois pares de palpos; e o gidiossoma, onde ficam as pernas.
B O gnatossoma, formado por dois pares de quelíceras (peças bucais) e um par de palpos; e o gidiossoma, onde ficam as pernas.
C O idiossoma, formado por um par de quelíceras (peças bucais) e um par de palpos; e o gnatossoma, onde ficam as pernas.
D O gnatossoma, formado por um par de quelíceras (peças bucais) e um par de palpos; e o idiossoma, onde ficam as pernas.

Sobre o surgimento e ocorrência de pragas na agricultura, analise as sentenças a seguir:
I- O surgimento de pragas agrícolas está relacionado à modificação, pelo homem, dos ecossistemas naturais, com impactos, sobretudo, na biodiversidade e capacidade de autorregulação desses ambientes.
II- Aspectos do planejamento da produção, como a escolha de variedades suscetíveis ao ataque de pragas-chave e a inobservância do período de vazio sanitário não contribuem para o surgimento de pragas agrícolas.
III- A utilização inadequada dos insumos – especialmente ao superdimensionamento da dosagem de adubos e pesticidas – também pode favorecer o aparecimento de pragas nos cultivos agrícolas.
Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença III está correta.

Sobre os principais tipos de asas, analise as sentenças a seguir:
I- Élitros – asas anteriores duras e sem nervuras aparentes, que recobrem as asas posteriores do tipo membranosa. São comuns em alguns besouros e tesourinhas.
II- Membranosa – asa fina e flexível, com nervuras distintas. É encontrada na maioria dos insetos (par posterior). Apresentam-se nuas ou cobertas por pelos ou escamas.
III- Tégminas – também chamadas de balancins, são atrofiadas e têm como função o equilíbrio do inseto. São observadas em moscas, pernilongos, mutucas etc.
Assinale a alternativa CORRETA:

A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Sobre os tipos de controle biológico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No controle biológico natural, predadores e parasitoides devem ser preservados, pois são responsáveis pelo nível de equilíbrio das pragas.
( ) Uma das vantagens do controle biológico clássico é sua rápida ação de controle, semelhante a inseticidas convencionais.
( ) No controle biológico aplicado, é realizada a liberação de parasitoides ou predadores, produzidos em criações massais de laboratório.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A F - V - V.
B F - V - F.
C V - F - V.
D F - F - V.

O aparelho bucal sugador é encontrado em insetos que não mastigam o alimento. As peças bucais são alongadas, formando um tubo alongado, denominado rostro, por meio do qual os líquidos são sugados. Existem três variações do aparelho bucal sugador: picador-sugador, sugador lambedor e sugador maxilar. Sobre o aparelho bucal sugador e suas variações, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Aparelho bucal picador-sugador. II- Aparelho bucal sugador-lambedor. III- Aparelho bucal sugador-maxilar. ( ) É característico das abelhas, formigas e mamangavas. Nas formigas e vespas as peças bucais se assimilam às do aparelho bucal mastigador, mas são adaptadas para lamber alimentos líquidos (néctar, sucos de frutas e água). Em abelhas, as mandíbulas e o labro são utilizados para prender presas, morder ou manipular cera ou ouros materiais durante a construção do ninho. ( ) É característico dos percevejos, cigarrinhas, cochonilhas, moscas-brancas, dentre outros, e é formado por um rostro segmentado, o qual contém duas mandíbulas e duas maxilas (também chamadas de estiletes), que têm a função de perfurar o tecido da presa. ( ) É característico de borboletas e mariposas, que se alimentam geralmente do néctar de flores. Nesses insetos, o rostro é alongado e enrolado em forma de espiral, e recebe o nome de espirotromba ou probóscide. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A I - III - II.
B II - I - III.
C III - II - I.
D I - II - III.

Mais conteúdos dessa disciplina