Buscar

Em relação ao caso clínico acima, podemos afirmar: a) O caso acima trata-se de hipersensibilidade do tipo IV (hipersensibilidade tardia), mediado p...

Em relação ao caso clínico acima, podemos afirmar:
a) O caso acima trata-se de hipersensibilidade do tipo IV (hipersensibilidade tardia), mediado por linfócitos T e seus produtos solúveis. Exemplo clássico é a dermatite de contato alérgica. Os exantemas morbiliformes parecem estar associados à participação de linfócitos T e citocinas.
b) O caso acima trata-se de hipersensibilidade do tipo III (complexos imunes) de Gell e Coombs, caracterizada por uma reação que ocorre pela formação e deposição tecidual de complexos formados entre antígeno e anticorpo. A subsequente ativação do sistema do complemento determina atração e ativação de polimorfonucleares e mononucleares, provocando lesão tecidual. Exemplo desta situação é a doença do soro, caracterizada por quadro urticariano, acompanhada de manifestações sistêmicas, como febre e artralgia.
c) O caso acima trata-se de hipersensibilidade do tipo II (citotóxico), caracterizada pela ação de anticorpos IgG ou IgM. A ativação deste mecanismo determina a destruição da célula alvo e a perda da função celular e tecidual. Anemias, leucopenias e trombocitopenia são as manifestações clínicas associadas a este mecanismo de hipersensibilidade.
d) O caso acima trata-se de hipersensibilidade do tipo I (anafilático), ocorre pela formação de anticorpos IgE para fármacos ou seus metabólitos (haptenos). No caso em questão estamos diante deste tipo de hipersensibilidade alérgica, onde a ligação de antígeno (fármaco associado à proteína carregadora) com anticorpos IgE fixados à membrana de mastócitos determina a ativação destas células e consequente liberação de substâncias com atividade em vasos, musculatura lisa, glândulas e terminações nervosas. Esta situação é típica das reações alérgicas agudas clássicas, como urticária/angioedema e anafilaxia.

Essa pergunta também está no material:

Casos Clinicos Anticorpos
5 pág.

Imunologia USP - São PauloUSP - São Paulo

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: a) O caso acima trata-se de hipersensibilidade do tipo IV (hipersensibilidade tardia), mediado por linfócitos T e seus produtos solúveis. Exemplo clássico é a dermatite de contato alérgica. Os exantemas morbiliformes parecem estar associados à participação de linfócitos T e citocinas. b) O caso acima trata-se de hipersensibilidade do tipo III (complexos imunes) de Gell e Coombs, caracterizada por uma reação que ocorre pela formação e deposição tecidual de complexos formados entre antígeno e anticorpo. A subsequente ativação do sistema do complemento determina atração e ativação de polimorfonucleares e mononucleares, provocando lesão tecidual. Exemplo desta situação é a doença do soro, caracterizada por quadro urticariano, acompanhada de manifestações sistêmicas, como febre e artralgia. c) O caso acima trata-se de hipersensibilidade do tipo II (citotóxico), caracterizada pela ação de anticorpos IgG ou IgM. A ativação deste mecanismo determina a destruição da célula alvo e a perda da função celular e tecidual. Anemias, leucopenias e trombocitopenia são as manifestações clínicas associadas a este mecanismo de hipersensibilidade. d) O caso acima trata-se de hipersensibilidade do tipo I (anafilático), ocorre pela formação de anticorpos IgE para fármacos ou seus metabólitos (haptenos). No caso em questão estamos diante deste tipo de hipersensibilidade alérgica, onde a ligação de antígeno (fármaco associado à proteína carregadora) com anticorpos IgE fixados à membrana de mastócitos determina a ativação destas células e consequente liberação de substâncias com atividade em vasos, musculatura lisa, glândulas e terminações nervosas. Esta situação é típica das reações alérgicas agudas clássicas, como urticária/angioedema e anafilaxia. A alternativa correta é a letra d) O caso acima trata-se de hipersensibilidade do tipo I (anafilático).

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando