Buscar

6. Para verificar se um ambiente de trabalho é salubre, é necessário analisar os valores de concentração medidos através das análises quantitativas...

6. Para verificar se um ambiente de trabalho é salubre, é necessário analisar os valores de concentração medidos através das análises quantitativas do ambiente com os valores dos limites de tolerância estabelecidos na NR-15 para cada substância. O ácido clorídrico é uma substância química que, segundo o Anexo 11 da NR-15, possui um limite de tolerância igual a 5,5 mg/m³, tendo o valor teto assinalado. Essa substância é utilizada para limpeza de equipamentos, acidificação de poços de petróleo, regeneração de resina de troca iônica, entre outras. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Realizadas as amostras, encontrou-se apenas uma amostra cuja concentração excedeu o limite de tolerância. Podemos dizer, então, que o ambiente é salubre, pois a média das amostras não ultrapassa o limite de tolerância.
II- Realizadas as amostras, encontrou-se apenas uma amostra cuja concentração excedeu o limite de tolerância. Podemos dizer, então, que o ambiente é insalubre, pois a substância possui o valor teto assinalado.
III- Quando o valor teto está assinalado, indica que a concentração da substância não poderá exceder o L.T em nenhum momento da jornada de trabalho, caracterizando risco grave e eminente.
IV- O valor teto poderá ser calculado utilizando a fórmula V.M.= L.T. x F. D, onde nenhuma amostra poderá exceder esse valor, sob pena da situação ser considerada de risco grave e iminente.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

tec 4
5 pág.

Tecnicas de Medida OutrosOutros

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as sentenças: I- Realizadas as amostras, encontrou-se apenas uma amostra cuja concentração excedeu o limite de tolerância. Podemos dizer, então, que o ambiente é salubre, pois a média das amostras não ultrapassa o limite de tolerância. Essa sentença está incorreta, pois a presença de uma amostra com concentração acima do limite de tolerância já indica um ambiente insalubre. II- Realizadas as amostras, encontrou-se apenas uma amostra cuja concentração excedeu o limite de tolerância. Podemos dizer, então, que o ambiente é insalubre, pois a substância possui o valor teto assinalado. Essa sentença está correta, pois a presença de uma amostra com concentração acima do limite de tolerância indica um ambiente insalubre, especialmente quando a substância possui valor teto assinalado. III- Quando o valor teto está assinalado, indica que a concentração da substância não poderá exceder o L.T em nenhum momento da jornada de trabalho, caracterizando risco grave e eminente. Essa sentença está correta, pois o valor teto indica que a concentração da substância não pode ser excedida em nenhum momento, representando um risco grave e iminente. IV- O valor teto poderá ser calculado utilizando a fórmula V.M.= L.T. x F. D, onde nenhuma amostra poderá exceder esse valor, sob pena da situação ser considerada de risco grave e iminente. Essa sentença está incorreta, pois a fórmula correta para o valor teto é V.M.= L.T. x F, onde F é o fator de exposição. Portanto, a alternativa correta é: b) As sentenças I, III e IV estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image