Buscar

Em relação ao indulto e comutação de penas, é correto: (1,0) A) A pessoa beneficiada por anterior comutação, que alcançou lapso necessário à obten...

Em relação ao indulto e comutação de penas, é correto: (1,0)

A) A pessoa beneficiada por anterior comutação, que alcançou lapso necessário à obtenção de indulto em Decreto posterior, pode beneficiar-se deste direito.

A) A pessoa beneficiada por anterior comutação, que alcançou lapso necessário à obtenção de indulto em Decreto posterior, pode beneficiar-se deste direito.
B) Compete privativamente ao Poder Legislativo conceder indulto e comutação, após manifestação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, acolhida pelo Ministro de Estado da Justiça.
C) A Lei de Execução Penal veda a concessão de indulto aos condenados pela prática de crimes com violência e grave ameaça, sendo permitida apenas a comutação.
D) A análise do direito ao indulto deve ser sempre precedida de exame criminológico para crimes equiparados a hediondos.
E) A sentença que tem por objeto o indulto e a comutação tem natureza constitutiva e, portanto, o Juízo da execução penal não poderá concedê-los em favor do preso evadido, devendo aguardar a sua recaptura.

Essa pergunta também está no material:

Prova_D EXECUÇÃO PENAL-1bim-1
5 pág.

Direito Penal I Universidade do Oeste PaulistaUniversidade do Oeste Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) A pessoa beneficiada por anterior comutação, que alcançou lapso necessário à obtenção de indulto em Decreto posterior, pode beneficiar-se deste direito. - Correto. B) Compete privativamente ao Poder Legislativo conceder indulto e comutação, após manifestação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, acolhida pelo Ministro de Estado da Justiça. - Incorreto. A competência para conceder indulto e comutação é do Presidente da República. C) A Lei de Execução Penal veda a concessão de indulto aos condenados pela prática de crimes com violência e grave ameaça, sendo permitida apenas a comutação. - Incorreto. A Lei de Execução Penal não veda a concessão de indulto a esses condenados. D) A análise do direito ao indulto deve ser sempre precedida de exame criminológico para crimes equiparados a hediondos. - Incorreto. O exame criminológico não é obrigatório para a concessão de indulto. E) A sentença que tem por objeto o indulto e a comutação tem natureza constitutiva e, portanto, o Juízo da execução penal não poderá concedê-los em favor do preso evadido, devendo aguardar a sua recaptura. - Incorreto. O juízo da execução penal pode conceder indulto e comutação mesmo em caso de preso evadido. Portanto, a alternativa correta é a A) A pessoa beneficiada por anterior comutação, que alcançou lapso necessário à obtenção de indulto em Decreto posterior, pode beneficiar-se deste direito.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais