Buscar

Leia o texto a seguir, com relação às características comunicacionais do portador de necessidades educacionais especiais, neste caso, sobre o porta...

Leia o texto a seguir, com relação às características comunicacionais do portador de necessidades educacionais especiais, neste caso, sobre o portador de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Todos nós possuímos funções cognitivas e formas com que percebemos o mundo, em outras palavras, todos temos diferentes formas de compreender o que nos chega por meio dos sentidos. Essas informações que chegam percorrem caminhos em nosso cérebro até serem compreendidas. No caso das pessoas autistas, isso não é diferente, todavia, a teoria da mente e a teoria da cognição social nos mostram que o indivíduo autista vai compreender essas sensações e ter essas percepções de uma forma mais singular. 

 

O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento que traz consigo situações singulares, em relação à comunicação na linguagem, quanto aos comportamentos. Sendo assim, podemos entender que os autistas não são todos iguais. Sempre que falamos sobre autismo, falamos sobre um espectro de diversidades. Quando tratamos de comunicação dentro desse universo complexo, uma das questões mais presentes é a da fala, já que, geralmente, é devido à dificuldade no desenvolvimento da fala que muitos portadores do TEA são diagnosticados.

 

Tendo em vista o texto exposto, sobre as dificuldades para caracterizar o portador de TEA, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. O TEA se trata de uma condição bastante complexa, o que dificulta a identificação de um portador, isso faz com que, mesmo percebendo um comportamento peculiar, educadores tenham dúvidas se, de fato, estão identificando um caso do transtorno.

                                                           

PORQUE

 

II. Embora haja autistas que, por exemplo, se comunicam muito bem por meio da linguagem oral, há também aqueles que têm muita dificuldade para verbalizar as palavras e, ainda, outros que se comunicam de outras formas, como sistemas de figuras impressas.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

B) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

C) 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

D) 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

E) 

As asserções I e II são proposições falsas.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as asserções: I. O TEA se trata de uma condição bastante complexa, o que dificulta a identificação de um portador, isso faz com que, mesmo percebendo um comportamento peculiar, educadores tenham dúvidas se, de fato, estão identificando um caso do transtorno. II. Embora haja autistas que, por exemplo, se comunicam muito bem por meio da linguagem oral, há também aqueles que têm muita dificuldade para verbalizar as palavras e, ainda, outros que se comunicam de outras formas, como sistemas de figuras impressas. Com base nas asserções apresentadas, a opção correta é: B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina