Buscar

e) Poder normativo e deslegalização: A legislação confere autonomia às agências reguladoras para editar atos administrativos normativos, dotados de...

e) Poder normativo e deslegalização: A legislação confere autonomia às agências reguladoras para editar atos administrativos normativos, dotados de conteúdo técnico e respeitados os parâmetros legais no setor regulado. Há controvérsias em relação à constitucionalidade, existindo duas correntes:
1ª Corrente: Inconstitucionalidade do poder normativo amplo das agências reguladoras, por violar a separação de poderes e a legalidade, sendo vedada a criação de direitos e obrigações por meio de atos regulatórios editados com fundamento em delegação legislativa inominada. Nesse sentido: Celso Antônio e Di Pietro (Di Pietro só excepciona dessa vedação a ANATEL e a ANP, por possuir previsão constitucional).
2ª Corrente: Constitucionalidade do poder normativo técnico ampliado reconhecido às agências reguladoras que poderão editar atos normativos, em razão da deslegalização, que constitui o fundamento normativo desse poder. Na doutrina: José dos Santos, Diogo de Figueiredo.

Essa pergunta também está no material:

Caderno de Doutrina (13)
341 pág.

Concurso Inss ExatasExatas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto fornecido, a alternativa correta é: B) Conteúdo técnico e respeito aos parâmetros legais no setor regulado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais