Logo Passei Direto
Buscar
Uma forma de descrever a situação-problema seria estabelecer as causas que originam ou agravam o problema identificado como central para o contexto. Sendo assim, uma alternativa simplificada para analisar a situação-problema seria tentando responder perguntas como as seguintes:
( ) Qual a situação atual?
( ) Quais são as condições, necessidades ou finalidades não satisfeitas que sugerem que existe um problema?
( ) Quais as causas do problema?
( ) Qual a dificuldade técnica de implementação?
A sequência correta, de cima para baixo, é:

investigação, planejamento e descrição da mudança adotada para melhorar a prática.
planejamento, descrição e avaliação da mudança adotada para melhorar a prática.
investigação, planejamento e avaliação da mudança adotada para melhorar a prática.
planejamento, implementação (ação), descrição e avaliação da mudança adotada para melhorar a prática.
investigação, implementação (ação) e descrição da mudança adotada para melhorar a prática.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A sequência correta, de cima para baixo, é: planejamento, implementação (ação), descrição e avaliação da mudança adotada para melhorar a prática.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma forma de descrever a situação-problema seria estabelecer as causas que originam ou agravam o problema identificado como central para o contexto. Sendo assim, uma alternativa simplificada para analisar a situação-problema seria tentando responder perguntas como as seguintes:

a) investigação, planejamento e descrição da mudança adotada para melhorar a prática.
b) planejamento, descrição e avaliação da mudança adotada para melhorar a prática.
c) investigação, planejamento e avaliação da mudança adotada para melhorar a prática.
d) planejamento, implementação (ação), descrição e avaliação da mudança adotada para melhorar a prática.
e) investigação, implementação (ação) e descrição da mudança adotada para melhorar a prática.

Sobre a política de extensão da Universidade São Francisco, analise as afirmacoes a seguir, classificando-as como (V) verdadeiras ou (F) falsas:
( ) As atividades extensionistas se efetivam quando vinculadas ao processo de formação, ou seja, ao ensino e à pesquisa, colocando o estudante como protagonista de sua formação técnica.
( ) O objetivo geral da extensão é promover de forma sistemática a relação dialógica entre Pesquisa e Ensino por meio do desenvolvimento de atividades extensionistas que sejam capazes de ampliar a formação do estudante.
( ) As atividades extensionistas estão estruturadas em 4 linhas de atuação, sendo Sustentabilidade Ambiental, Justiça Social e Direitos Humanos, Humanização da Saúde e Educação e Tecnologia.
( ) As atividades de extensão se desenvolvem por meio de programas, nas modalidades de realização: projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços.
II, III e IV.
I e II.
II e III.
V – V – F – F
F – V – F – V
V – V – F – V

Foram várias as iniciativas e experiências extensionistas empreendidas pela universidade brasileira, a pública principalmente, e que contribuíram para a elaboração de um conceito acerca da extensão universitária. Neste sentido, o primeiro encontro dos Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, em 1987, apresentou à sociedade um conceito de extensão bastante consistente. Dentre as alternativas abaixo, aponte aquela que traz corretamente o conceito completo de extensão, da forma como foi elaborado pelo fórum dos Pró-reitores:

I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II III e IV.
II e III, apenas.
I e III, apenas.

Em atendimento ao ODS 11, a principal norma que rege as políticas públicas para as áreas urbanas é o Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257, de 2001). Ele reúne diretrizes gerais e instrumentos urbanísticos, tributários e jurídicos para garantir efetividade ao Plano Diretor, documento responsável pelo estabelecimento da política urbana na esfera municipal e pelo desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana. Sobre o ODS 11, analise as afirmacoes a seguir, classificando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:
Busca tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
Busca apoiar relações econômicas, sociais e ambientais positivas entre áreas urbanas, periurbanas e rurais.
Busca garantir habitação segura e adequada a preço acessível.
Busca promover a industrialização inclusiva e sustentável.
V, V, V, F.
F, F, V, V.
F, V, F, V.
V, V, F, F.
V, F, F, V.

A efetividade de toda e qualquer ação transformadora no campo social está atrelada a uma 'dimensão técnica', dada pelas competências exigidas não só no planejamento, quanto na implementação e na avaliação dos projetos sociais. Mas também requer uma visão crítica capaz de questionar a todo o momento o sentido do nosso agir. Sendo assim, avaliar e selecionar um projeto de extensão exige:
conhecer o contexto em que o projeto será realizado.
compreender as dinâmicas sociais e seus recursos.
analisar os custos envolvidos e a disponibilidade dos recursos para a viabilidade do projeto.
que o projeto seja rigoroso de maneira ética, respeitando os valores e normas da comunidade atendida.
V, V, V, V.
F, F, F, F.
V, V, V, F.
F, V, F, V.

Sem comprometer o meio ambiente, e, consequentemente, as gerações futuras, a Agenda 2030 consiste em 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas, que permitem nortear projetos, tornando-se, assim, a principal referência na formulação e implementação de políticas públicas para governos em todo o mundo. Sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Os ODS foram construídos em um processo de negociação mundial, que teve início em 2013 e contou com a participação do Brasil em suas discussões e definições a respeito desta agenda. Os ODS são resultado de um acúmulo de experiências, debates e negociações globais.
Representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
V, F, V, V
F, V, V, F
F, V, F, V
F, F, F, V
V, V, V, F

O Plano Nacional de Extensão Universitária, elaborado pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas e pela Secretaria de Educação Superior do MEC (2000-2001), estabeleceu como objetivo a importância de se 'reafirmar a extensão universitária como processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, indispensável na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade'. Sobre a Extensão Universitária avalie as proposições a seguir:
Estudantes e professores em diálogo com setores da sociedade, podem atuar como agentes de transformação, propondo novas alternativas e soluções aos problemas identificados.
Os projetos extensionistas, em oposição às políticas públicas, atendem às demandas sociais, promovendo ações concretas que abordam os desafios enfrentados pela sociedade.
As ações extensionistas precisam atender as necessidades de uma comunidade, deste modo, a prática deve estar presente no agir e no pensar criticamente, superando os problemas comunitários existentes.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserões I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
I, apenas.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030. Sobre o ODS 4 – Educação de qualidade, pode-se afirmar que
visa garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.
visa acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda parte.
visa implementar, em nível nacional, medidas e sistemas de proteção social adequados, para todos.
visa criar marcos políticos sólidos, em níveis nacional, regional e internacional, com base em estratégias de desenvolvimento a favor dos pobres e sensíveis ao gênero.
visa ampliar o número de vagas escolares para os países em desenvolvimento, em particular, os países menos desenvolvidos.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.

Projetar significa planejar algo que se pretende realizar no futuro, sendo que um projeto distingue-se de outras formas de planejamento – como o planejamento estratégico de uma instituição ou uma simples programação de atividades rotineiras. Embora cada projeto tenha características diferentes, a fase de elaboração corresponde a:

I. Momento da identificação do problema, definição dos objetivos, programação das atividades.
II. Organização da equipe executora e mobilizar os meios necessários para executá-lo.
III. Construção de conhecimentos, respondendo às necessidades de políticas sociais ou de programas de capacitação, em larga escala, contra o desemprego, por exemplo.

É correto o que se afirma em:
I. Momento da identificação do problema, definição dos objetivos, programação das atividades.
II. Organização da equipe executora e mobilizar os meios necessários para executá-lo.
III. Construção de conhecimentos, respondendo às necessidades de políticas sociais ou de programas de capacitação, em larga escala, contra o desemprego, por exemplo.
a) I e III, apenas.
b) I, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) II, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina