Buscar

É uma obrigação escrita, firmada em contrato por meio do qual alguém, chamado fiador, garante o cumprimento da obrigação do devedor. É um contrato ...

É uma obrigação escrita, firmada em contrato por meio do qual alguém, chamado fiador, garante o cumprimento da obrigação do devedor.
É um contrato acessório, pois, para existir, pressupõe a existência de um contrato principal, que é a garantia do credor. Só existe até o limite estabelecido e somente pode ser cobrado caso o devedor não pague a dívida afiançada.
Na fiança, há três figuras distintas:
• fiador – aquele que se obriga a cumprir a obrigação, caso o devedor não o faça;
• afiançado – é o devedor principal da obrigação originária da fiança;
• beneficiário – o credor.
Quando o fiador for pessoa física casada, a fiança só é válida com a participação dos dois cônjuges, exceto no regime de casamento de separação absoluta de bens.
Trata-se de garantia acessória. É uma obrigação subsidiária, pois, devido ao seu caráter acessório, o fiador só se obrigará se o devedor principal ou afiançado não cumprir a prestação devida, a menos que se tenha estipulado solidariedade.
É unilateral, pois gera obrigações para o fiador, em relação ao credor, que só terá vantagem não assumindo nenhum compromisso em relação ao fiador.
É dado somente em contratos – nunca em cambiais.
É retratável, ou seja, o fiador poderá exonerar-se da obrigação a todo tempo se a fiança tiver duração ilimitada, mas ficará obrigado por todos os efeitos da fiança, anteriores ao ato amigável ou à sentença que o exonerar.
Goza do “benefício de ordem”, ou seja, antes de ser cobrada a dívida do fiador, deve ser cobrada do devedor.
A fiança não admite interpretação extensiva, de modo que o fiador só responderá pelo que estiver expresso no instrumento da fiança e, se alguma dúvida houver, será ela solucionada em favor do fiador.
Quando houver pluralidade de fiadores, haverá responsabilidade solidária entre os cofiadores entre si, ou seja, os fiadores respondem proporcionalmente, em partes iguais, pela dívida, salvo se declararam o benefício de divisão.
A fiança bancária é um contrato por meio do qual o banco (fiador) garante o cumprimento da obrigação de seu cliente (o afiançado), junto a um credor em favor do qual a obrigação deve ser cumprida. Quando prestada por banco de primeira linha, constitui excelente forma de garantia.

Essa pergunta também está no material:

Conhecimentos bancários - teoria e 640 questões comentadas
327 pág.

Conhecimentos Bancários EngenhariasEngenharias

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A descrição se refere à fiança. A alternativa correta é: A) Fiança

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais