Logo Passei Direto
Buscar
O Contador-Geral do Estado determinou que uma equipe efetuasse a inspeção, o inventário e a fiscalização de documentos e bens sob a guarda e a responsabilidade de determinado almoxarife de uma Autarquia Estadual. Nesse caso, pode-se dizer que a Contador-Geral se utilizou de um instrumento contábil de:

a. auditoria
b. inventário
c. escrituração
d. balanços
e. orçamento
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação à situação apresentada. A situação descreve uma ação do Contador-Geral do Estado que envolve inspeção, inventário e fiscalização de documentos e bens. Vamos ver o que cada alternativa representa: a) Auditoria - Refere-se a um exame sistemático das contas e registros financeiros, que se encaixa na fiscalização mencionada. b) Inventário - Relaciona-se diretamente ao ato de listar e avaliar bens, que é uma parte importante do que foi solicitado. c) Escrituração - Refere-se ao registro contábil das transações, mas não abrange a fiscalização e inspeção. d) Balanços - Relaciona-se a relatórios financeiros, mas não se aplica diretamente à ação de inspeção e fiscalização. e) Orçamento - Refere-se ao planejamento financeiro, que não é o foco da ação descrita. Diante disso, a alternativa que melhor se encaixa na descrição da ação do Contador-Geral, que envolve inspeção e inventário, é: a) auditoria.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas, no caso em questão, o Contador-Geral do Estado utilizou um instrumento contábil de auditoria, pois a equipe foi designada para inspeção, inventário e fiscalização de documentos e bens sob a responsabilidade do almoxarife.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sabidamente, a contabilidade do setor público utiliza de alguns critérios e procedimentos que são diferentes da contabilidade geral, aplicada ao setor privado. Entre esses critérios, pode-se destacar que a escrituração das operações patrimoniais e financeiras das entidades públicas não utiliza o método das partidas dobradas. Julgue esta afirmação.

Verdadeiro
Falso

Assinale, entre as alternativas a seguir, as principais normas contábeis aplicáveis à contabilidade pública no desenvolvimento de suas atividades.
a. CPCs (Comitê de Pronunciamento Contábeis)
b. NBC T SP
c. Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público
d. Instruções de Procedimentos Orçamentários
e. NBC TG

Atos e fatos que se relacionam diretamente com o Fluxo Financeiro da entidade pública dizem respeito ao enfoque do patrimônio público:

a. extrapatrimonial
b. compensado
c. patrimonial
d. orçamentário
e. jurídico

O Governo Estadual assinou um contrato de fiança, responsabilizando-se pelo pagamento da dívida de um município, caso este não venha a honrar o compromisso financeiro junto a um banco internacional. Na contabilidade do Governo estadual, sob o enfoque da Lei 4320/64, esta operação seria registrada no:

a. Compensado
b. Ativo Financeiro
c. Ativo Permanente
d. Passivo Financeiro
e. Passivo Permanente

Mais conteúdos dessa disciplina