Logo Passei Direto
Buscar
Quanto às IPSAS (International Public Sector Accounting Standars), é correto afirmar:
a. São adotadas como referência nas normas brasileiras de contabilidade
b. Não são de aplicação impositiva aos países membros
c. Possuem normas contábeis em regime de competência
d. é editada pela Federação Internacional de Contadores
e. não toma como padrão as normas IFRS (emitidas pelo IASB)
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre as IPSAS (International Public Sector Accounting Standards): a) São adotadas como referência nas normas brasileiras de contabilidade - Correto, pois as IPSAS servem como referência para a contabilidade pública no Brasil. b) Não são de aplicação impositiva aos países membros - Também correto, pois as IPSAS não são obrigatórias, mas recomendadas. c) Possuem normas contábeis em regime de competência - Correto, as IPSAS utilizam o regime de competência. d) É editada pela Federação Internacional de Contadores - Incorreto, as IPSAS são emitidas pelo IPSASB (International Public Sector Accounting Standards Board), que é uma parte da IFAC (International Federation of Accountants). e) Não toma como padrão as normas IFRS (emitidas pelo IASB) - Incorreto, pois as IPSAS são desenvolvidas com base nas IFRS, adaptadas para o setor público. Diante da análise, a alternativa correta é: a) São adotadas como referência nas normas brasileiras de contabilidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa: a. São adotadas como referência nas normas brasileiras de contabilidade - Correto. As IPSAS são adotadas como referência nas normas brasileiras de contabilidade aplicáveis ao setor público. b. Não são de aplicação impositiva aos países membros - Incorreto. As IPSAS são de aplicação impositiva aos países membros que optam por adotá-las. c. Possuem normas contábeis em regime de competência - Correto. As IPSAS possuem normas contábeis em regime de competência. d. É editada pela Federação Internacional de Contadores - Incorreto. As IPSAS são emitidas pelo International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB), não pela Federação Internacional de Contadores. e. Não toma como padrão as normas IFRS (emitidas pelo IASB) - Incorreto. As IPSAS são alinhadas com as normas IFRS emitidas pelo IASB. Portanto, as alternativas corretas são a) São adotadas como referência nas normas brasileiras de contabilidade e c) Possuem normas contábeis em regime de competência.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sabidamente, a contabilidade do setor público utiliza de alguns critérios e procedimentos que são diferentes da contabilidade geral, aplicada ao setor privado. Entre esses critérios, pode-se destacar que a escrituração das operações patrimoniais e financeiras das entidades públicas não utiliza o método das partidas dobradas. Julgue esta afirmação.

Verdadeiro
Falso

Assinale, entre as alternativas a seguir, as principais normas contábeis aplicáveis à contabilidade pública no desenvolvimento de suas atividades.
a. CPCs (Comitê de Pronunciamento Contábeis)
b. NBC T SP
c. Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público
d. Instruções de Procedimentos Orçamentários
e. NBC TG

Atos e fatos que se relacionam diretamente com o Fluxo Financeiro da entidade pública dizem respeito ao enfoque do patrimônio público:

a. extrapatrimonial
b. compensado
c. patrimonial
d. orçamentário
e. jurídico

O Governo Estadual assinou um contrato de fiança, responsabilizando-se pelo pagamento da dívida de um município, caso este não venha a honrar o compromisso financeiro junto a um banco internacional. Na contabilidade do Governo estadual, sob o enfoque da Lei 4320/64, esta operação seria registrada no:

a. Compensado
b. Ativo Financeiro
c. Ativo Permanente
d. Passivo Financeiro
e. Passivo Permanente

Mais conteúdos dessa disciplina