Buscar

O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) cuja função de órgão central é exercida pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Sistema...

O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) cuja função de órgão central é exercida pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes (CGSNT) é responsável pela regulamentação, controle e monitoramento do processo de doação e transplantes realizados no país, com o objetivo de desenvolver o processo de doação, captação e distribuição de órgãos, tecidos e células-tronco hematopoéticas para fins terapêuticos. A CGSNT tem empenhado esforços, sobretudo, na formulação de estratégias que visem ao aumento da oferta de órgãos e tecidos para transplantes e consequentemente na redução do tempo de espera dos pacientes em lista, melhorando a qualidade de vida e, em muitos casos, salvando vidas. O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do SUS, responsável pelo financiamento de cerca de 88% dos transplantes no país. Apesar do grande volume de procedimentos de transplantes realizados, a quantidade de pessoas em lista de espera para receber um órgão ainda é grande. Para vencer a desproporção entre número de pacientes na lista e o número de transplantes realizados, é importante identificar e notificar os óbitos, principalmente os de morte encefálica, preparar os profissionais de saúde e conscientizar a população sobre o processo de doação e transplante, fazendo com que estes últimos autorizem a doação, no caso da morte de entes queridos. Analise as seguintes asserções sobre o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) no Brasil: I - A Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes (CGSNT), exercida pelo Ministério da Saúde, é responsável por regular, controlar e monitorar o processo de doação e transplantes de órgãos, tecidos e células-tronco hematopoéticas no país. II - O principal objetivo da CGSNT é reduzir o tempo de espera dos pacientes em lista de transplantes, melhorando a qualidade de vida e salvando vidas por meio do aumento da oferta de órgãos e tecidos para transplantes. A

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

I - Correta. A Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes (CGSNT), exercida pelo Ministério da Saúde, é responsável por regular, controlar e monitorar o processo de doação e transplantes de órgãos, tecidos e células-tronco hematopoéticas no país. II - Correta. O principal objetivo da CGSNT é reduzir o tempo de espera dos pacientes em lista de transplantes, melhorando a qualidade de vida e salvando vidas por meio do aumento da oferta de órgãos e tecidos para transplantes. Portanto, ambas as asserções são corretas.

0
Dislike0
User badge image

Marinez Unfer

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) cuja função de órgão central é exercida pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes (CGSNT) é responsável pela regulamentação, controle e monitoramento do processo de doação e transplantes realizados no país, com o objetivo de desenvolver o processo de doação, captação e distribuição de órgãos, tecidos e células-tronco hematopoéticas para fins terapêuticos.

A CGSNT tem empenhado esforços, sobretudo, na formulação de estratégias que visem ao aumento da oferta de órgãos e tecidos para transplantes e consequentemente na redução do tempo de espera dos pacientes em lista, melhorando a qualidade de vida e, em muitos casos, salvando vidas.

O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do SUS, responsável pelo financiamento de cerca de 88% dos transplantes no país. Apesar do grande volume de procedimentos de transplantes realizados, a quantidade de pessoas em lista de espera para receber um órgão ainda é grande. 

Para vencer a desproporção entre número de pacientes na lista e o número de transplantes realizados, é importante identificar e notificar os óbitos, principalmente os de morte encefálica, preparar os profissionais de saúde e conscientizar a população sobre o processo de doação e transplante, fazendo com que estes últimos autorizem a doação, no caso da morte de entes queridos.

Analise as seguintes asserções sobre o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) no Brasil:

I - A Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes (CGSNT), exercida pelo Ministério da Saúde, é responsável por regular, controlar e monitorar o processo de doação e transplantes de órgãos, tecidos e células-tronco hematopoéticas no país.

II - O principal objetivo da CGSNT é reduzir o tempo de espera dos pacientes em lista de transplantes, melhorando a qualidade de vida e salvando vidas por meio do aumento da oferta de órgãos e tecidos para transplantes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

As duas asserções são falsas.

A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.

As duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.

A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando