Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com os conhecimentos adquiridos no livro-base Gravura: história, técnicas e contemporaneidade sobre as relações entre a xilogravura e a literatura de cordel, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: I. ( ) As ilustrações da literatura de cordel são impressas separadamente dos folhetos. II. ( ) Literatura de cordel é um gênero literário vendido em feiras, normalmente pendurado em cordéis. III. ( ) No Brasil, a literatura de cordel surgiu primeiramente no sul do país espalhando-se para o norte e o nordeste. IV. ( ) As xilogravuras de J. Borges apresentam personagens fantásticos que permeiam o imaginário regional. V. ( ) As xilogravuras na literatura de cordel ilustram histórias do sertão do nordeste. Agora, marque a sequência correta:

A F – V – F – V – V
B F – V – V – V– V
C V – F – V – V – F
D V – F – V – F– V
E F – F – V – V– V
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças sobre a xilogravura e a literatura de cordel: I. ( ) As ilustrações da literatura de cordel são impressas separadamente dos folhetos. É falsa (F). As ilustrações geralmente são impressas junto com os textos nos folhetos de cordel. II. ( ) Literatura de cordel é um gênero literário vendido em feiras, normalmente pendurado em cordéis. É verdadeira (V). A literatura de cordel é tradicionalmente vendida em feiras e é frequentemente exposta pendurada em cordéis. III. ( ) No Brasil, a literatura de cordel surgiu primeiramente no sul do país espalhando-se para o norte e o nordeste. É falsa (F). A literatura de cordel tem suas raízes no nordeste do Brasil, não no sul. IV. ( ) As xilogravuras de J. Borges apresentam personagens fantásticos que permeiam o imaginário regional. É verdadeira (V). J. Borges é conhecido por suas xilogravuras que retratam personagens e temas do imaginário popular e regional. V. ( ) As xilogravuras na literatura de cordel ilustram histórias do sertão do nordeste. É verdadeira (V). As xilogravuras frequentemente ilustram as histórias e a cultura do sertão nordestino. Agora, organizando as respostas: I - F II - V III - F IV - V V - V A sequência correta é: A) F – V – F – V – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada afirmação: I. ( ) As ilustrações da literatura de cordel são impressas separadamente dos folhetos. - Verdadeiro II. ( ) Literatura de cordel é um gênero literário vendido em feiras, normalmente pendurado em cordéis. - Verdadeiro III. ( ) No Brasil, a literatura de cordel surgiu primeiramente no sul do país espalhando-se para o norte e o nordeste. - Falso IV. ( ) As xilogravuras de J. Borges apresentam personagens fantásticos que permeiam o imaginário regional. - Verdadeiro V. ( ) As xilogravuras na literatura de cordel ilustram histórias do sertão do nordeste. - Verdadeiro A sequência correta é: A) F – V – F – V – V

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 1/10 - Atelier de Artes Visuais - Gravura
Leia a passagem de texto a seguir:
“A gravura em metal pode ser definida como gravura de encavo (do francês gravure en creux) [...]. A palavra encavo pretende ressaltar que o depósito de tinta para impressão é feito dentro dos sulcos gravados e não sobre a superfície da matriz, como no caso da xilogravura”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2016. Considerando o texto dado e conforme os conteúdos do livro-base Gravura: história, técnicas e contemporaneidade, a gravura em metal ou gravura de encavo possui distintas técnicas. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada das técnicas a seguir:
1. Água-tinta
2. Aceragem
3. Ponta-seca
4. Maneira-negra
5. Água-forte
( ) Técnica direta que produz sulcos na superfície a medida que vai riscando o metal.
( ) Processo que cobre a superfície de uma chapa de metal com uma camada de aço para aumentar a possibilidade de tiragem durante a impressão.
( ) A técnica é caracterizada pelo emprego de meios-tons através da corrosão de ácidos.
( ) Técnica em que a corrosão dos mordentes possibilitam uma gama de traços obtendo variações de linhas mais negras e grossas a linhas mais finas e suaves.
( ) Trabalha com a construção da imagem na matriz de metal do preto para o branco.
Agora, marque a sequência correta:
A 5 – 3 – 2 – 1 – 4
B 4 – 2 – 3 – 1 – 5
C 5 – 4 – 2 – 3 – 1
D 3 – 2 – 1 – 5 – 4
E 3 – 5 – 4 – 2 – 1

A 5 – 3 – 2 – 1 – 4
B 4 – 2 – 3 – 1 – 5
C 5 – 4 – 2 – 3 – 1
D 3 – 2 – 1 – 5 – 4
E 3 – 5 – 4 – 2 – 1

Questão 3/10 - Atelier de Artes Visuais - Gravura
Atente para a imagem e a seguinte citação:
“Rembrandt van Rijn deixou um amplo legado de pinturas e desenhos [...] além de aproximadamente 290 gravuras. Seu domínio da técnica [...] é indiscutível, sendo considerado um dos grandes gravuristas – se não o maior – de todos os tempos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SLOOTEN, Eva O.; HOLTROP, Marijke; SCHATBORN, Peter. Rembrandt e a arte da gravura. Curitiba: Museu Oscar Niemeyer, 2004. p. 11.
De acordo com a imagem e o texto dado, bem como com os conhecimentos adquiridos no livro-base Gravura: história, técnicas e contemporaneidade acerca das gravuras realizadas por Rembrandt, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Realizava alterações em suas gravuras após a primeira impressão, firmando um processo singular na construção de imagens.
II. ( ) Suas gravuras mantinham a teatralidade do Barroco através dos contrastes de claro e escuro.
III. ( ) A água-tinta foi a principal técnica utilizada em suas gravuras.
IV. ( ) Os diferentes tons de cinza eram obtidos através da sobreposição de linhas utilizando técnicas como a água-forte, o buril e a ponta-seca.
Agora, marque a sequência correta:
A F – V – F – V
B V – V – F – F
C V – F – V – V
D V – V – F – V
E F – V – V – V

A F – V – F – V
B V – V – F – F
C V – F – V – V
D V – V – F – V
E F – V – V – V

Questão 5/10 - Atelier de Artes Visuais - Gravura
Observe a imagem e leia o seguinte extrato de texto:
“As obras eram elaboradas com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações, cinema e fotografia [...]. Reproduziam os objetos escolhidos em outra escala de tamanho, transformando-os de real para hiper-real. Criando assim uma dialética entre a arte e o consumo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em: 01 ago. 2016.
De acordo com os conhecimentos adquiridos nas aulas e no livro-base Gravura: história, técnicas e contemporaneidade, percebemos que para o movimento da Pop Art, a serigrafia foi o meio mais idôneo diante de sua proposta artística. Assim, qual a peculiaridade do sucesso da fusão do movimento Pop com a técnica serigráfica?
Assinale a alternativa correta:
A Reprodução em série condizente com a sociedade de consumo que era criticada por muitos dos artistas pop.
B A presença do gesto exaltando a subjetividade, segundo os resultados plásticos da serigrafia.
C Possibilidade de produção em série de temas ligados ao imaginário, à fantasia e ao inconsciente.
D Oposição ao meio publicitário e comercial, pois a indústria de massa distanciava-se do objetivo da concepção artística.
E A permanência de convenções plásticas da arte oriental divergindo da arte ocidental.

A Reprodução em série condizente com a sociedade de consumo que era criticada por muitos dos artistas pop.
B A presença do gesto exaltando a subjetividade, segundo os resultados plásticos da serigrafia.
C Possibilidade de produção em série de temas ligados ao imaginário, à fantasia e ao inconsciente.
D Oposição ao meio publicitário e comercial, pois a indústria de massa distanciava-se do objetivo da concepção artística.
E A permanência de convenções plásticas da arte oriental divergindo da arte ocidental.

Mais conteúdos dessa disciplina