Buscar

Como funciona a webconferência na plataforma moodle para o curso de música na modalidade a distância? a) Para os coordenadores e para a gestora da...

Como funciona a webconferência na plataforma moodle para o curso de música na modalidade a distância?

a) Para os coordenadores e para a gestora da plataforma moodle, a webconferência funciona como uma ferramenta de apoio para as disciplinas do curso de música na modalidade a distância. Os tutores revelaram que em cada disciplina, no mínimo duas webconferências são agendadas. Na opinião desses tutores, a ferramenta webconferência funciona como um apoio concreto de aula, que proporciona um momento de interação e de diálogo, e também auxilia no ensino e na aprendizagem. Segundo os tutores, a webconferência tem por finalidade colocar cara a cara alunos virtuais e professores das disciplinas. Além disso, os alunos virtuais também interagem com os seus colegas dos demais polos. A maioria dos tutores destaca ser necessário e importante disponibilizar a opção de agendar a webconferência nas disciplinas.
b) A partir das observações realizadas na plataforma moodle do curso de Música UAB/UnB, as webconferências ocorriam para exposição de projetos de estágio, de pesquisa e também para a realização de seminários nas disciplinas. Os alunos acessavam a webconferência a partir de um link disponível no portal da UAB/UnB. Detectei que o combinado era que, os alunos acessassem a webconferência, de preferência em seus polos presenciais, em função dos equipamentos e, também da visualização do ponto de conexão matriz de Brasília, ao invés de acessarem de suas respectivas residências, para garantir um melhor funcionamento e gerenciamento das webconferências. Cabe ressaltar que, das webconferências que participei, enquanto pesquisadora e observadora na plataforma moodle, acessei o link sempre da minha residência, na cidade de Porto Alegre - RS. Apesar de o curso de música a distância ser oferecido na modalidade semipresencial, optei por enfocar, neste estudo, apenas as relações virtuais. Assim, como mencionado (capítulo 04), não tive como foco visitar e/ou conhecer os polos. A professora Hilda mencionou que a webconferência é realizada através do acesso de uma janela que fica disponível na página de entrada do moodle. Para a sua realização, há o auxílio de um técnico da UAB. O seu funcionamento dá-se da seguinte forma: a “gente faz o treinamento antes da realização da webconferência. No dia do treinamento, simulamos uma web. Temos o apoio de um [técnico da UAB] que cuida de tudo”. Sobre o funcionamento dessa ferramenta nas disciplinas, Hilda comenta: Geralmente eu converso online com os alunos. Muita gente fica fazendo pergunta ao mesmo tempo. De um lado tem as mensagens, do outro também. Os tutores ficam ajudando a responder. Aí eu dou a palavra para os tutores também. Eu fico atenta ao que eles estão perguntando. Então assim, não dá pra todo mundo falar, mas você tem que designar quem vai falar e estabelecer uma ordem. Você responde um, aí o técnico determina, agora é a fala dele. Essa ordem também é estipulada para cada polo: primeiro um, depois o outro. Todo mundo fica online vendo e ouvindo os diálogos. Com eu já falei antes, tem momentos que, enquanto eu estou falando com um, às vezes [...], os outros, estão escrevendo ao mesmo tempo. Aí eu tento olhar o que eles perguntaram, vejo quando dá uma brecha, abordo, chamo aquela pessoa pra falar. O técnico que controla a web vai ajudando nessa organização, ele dá voz, controla quem vai falar (Professora autora/supervisora Hilda). O esforço da professora Hilda está em responder e dialogar com os alunos, além de conciliar todos os dispositivos de comunicação, escrita ou verbal, para dar retorno aos alunos. Como no momento da webconferência todos sentem necessidade em falar ao mesmo tempo, a organização desse momento é fundamental para o seu funcionamento.
c) Quanto à periodicidade de realização das webconferências, elas ocorrem pelo menos duas vezes “em cada disciplina”, sendo que pode variar de acordo com as demandas de cada disciplina. Mesmo ao considerar “que as webconferências poderiam ocorrer mais vezes”, em função de uma série de fatores, normalmente elas ocorrem em apenas dois momentos. Na visão da tutora Lorena, o desafio está na possibilidade de “convocar todos ao mesmo tempo”, alunos e professores para um horário online, apesar da flexibilidade que essa modalidade permite e oferece ao seu usuário. Encontrar um horário em comum não é uma tarefa fácil (Tutora a distância Lorena). Assim, como a tutora Lorena, José dos Santos reforça a importância da realização das webconferências nas disciplinas, mesmo que apenas duas vezes por semestre, pois “os alunos sentem uma necessidade muito grande em visualizar e dialogar com os seus professores” (Tutor a distância José dos Santos).
d) Para a realização das webconferências, é necessário e importante um planejamento do seu desenvolvimento, bem como o foco do tema a ser discutido. A professora Hilda comenta que faz o planejamento de algumas webconferências “para algumas webs, como tem muitas temáticas, eu preparo tudo o que eu quero falar na web. [...] Procuro olhar os problemas que tiveram e isso dá o maior trabalho”. Sobre as estratégias que utiliza, Hilda descreve: Na apresentação dos trabalhos de conclusão, eu organizei assim: cada um tinha vinte minutos pra apresentação. De vinte a trinta minutos. Fiz uma lista com os horários para cada aluno, mas aí tivemos várias webs, fiquei exausta! Mas, a qualidade é bem diferente, eles conseguem enviar um roteiro sobre o trabalho. Eu consigo ler e enviar um retorno. Eu converso com as tutoras para saber os problemas que eles viram. Nesse formato também, não sobrecarrega os tutores (Professora autora/supervisora Hilda). Essa estratégia utilizada pela professora Hilda de dividir a webconferência em subgrupos, faz com que esse momento da webconferência fique menos “confuso”. Com um grupo de trabalho menor, os alunos passaram a “ter uma parte coletiva e uma parte individual no trabalho de conclusão de curso. Quem tá fazendo em grupo, porque tem gente fazendo sozinho.” Assim, “com menos gente”, a professora consegue manter o foco e “fazer uma webconferência muito boa”, pois acredita que “quantidade”, não é sinônimo de “qualidade” (Professora autora/supervisora Hilda). Sobre o foco das discussões realizadas nas webconferências, no que se refere às disciplinas pedagógico-musicais observadas neste estudo, o aluno Antônio Carlos pontua que “geralmente os temas discutidos são os da semana”, ou então “questões que os tutores julgam ser mais importantes”. A escolha do tema de cada webconferência realizada nas disciplinas, nesses casos, é definida com antecedência. Algumas webconferências são destinadas à apresentação de trabalhos e projetos a serem desenvolvidos nos estágios, como já foi mencionado (Aluno virtual Antônio Carlos).
e) Sobre a participação nas webconferências realizadas, observa-se que essa ferramenta em ação promove uma interação entre os sujeitos na plataforma moodle “quando a parte técnica está tudo ok!”. Lorena ressalta que, quando tudo funciona, considera o momento da webconferência “interessante”, pois oferece “uma aproximação da sala virtual, seus alunos e professores”. Em alguns aspectos, os alunos apreendem “mais significativamente” nesses momentos de webconferência, ou seja, é possível “compreender o texto que os alunos escrevem” (Tutora a distância Lorena). Isso acontece na medida em que a webconferência proporciona um contato verbal e mais direto entre professores e alunos. Por isso, essa ferramenta auxilia mais nesse sentido do que o contato apenas através das mensagens postadas. Além disso, “o resultado é mais rápido” e “o objetivo é at

Essa pergunta também está no material:

Pedagogia Musical Online
323 pág.

Pedagogia Vicente Riva PalacioVicente Riva Palacio

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vou analisar as alternativas: a) Para os coordenadores e para a gestora da plataforma moodle, a webconferência funciona como uma ferramenta de apoio para as disciplinas do curso de música na modalidade a distância. Os tutores revelaram que em cada disciplina, no mínimo duas webconferências são agendadas. Na opinião desses tutores, a ferramenta webconferência funciona como um apoio concreto de aula, que proporciona um momento de interação e de diálogo, e também auxilia no ensino e na aprendizagem. Segundo os tutores, a webconferência tem por finalidade colocar cara a cara alunos virtuais e professores das disciplinas. Além disso, os alunos virtuais também interagem com os seus colegas dos demais polos. A maioria dos tutores destaca ser necessário e importante disponibilizar a opção de agendar a webconferência nas disciplinas. Com base na descrição fornecida, a alternativa a parece ser a correta, pois destaca a importância da webconferência como ferramenta de apoio para as disciplinas do curso de música na modalidade a distância, mencionando a interação entre alunos e professores. Portanto, a alternativa correta é a letra a).

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina