Logo Passei Direto
Buscar
Tem como proposta tem promover o acesso dos alunos surdos aos conhecimentos adquiridos na escola em duas línguas: em Libras (L1) e em Língua Portuguesa (L2). A) Educação Bilíngue B) Soroban C) Identidade surda D) Libras
User badge image
Walkiria Lima

há 2 anos

User badge image
Walkiria Lima

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A proposta de promover o acesso dos alunos surdos aos conhecimentos adquiridos na escola em duas línguas, sendo Libras (L1) e Língua Portuguesa (L2), refere-se ao conceito de Educação Bilíngue. Vamos analisar as alternativas: A) Educação Bilíngue - Refere-se ao ensino em duas línguas, que é exatamente o que a descrição menciona. B) Soroban - É um ábaco japonês, não relacionado ao contexto da educação bilíngue. C) Identidade surda - Refere-se à cultura e identidade da comunidade surda, mas não é o foco da proposta educacional mencionada. D) Libras - É a Língua Brasileira de Sinais, mas a proposta fala sobre o acesso em duas línguas, não apenas em Libras. Portanto, a alternativa correta é: A) Educação Bilíngue.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A proposta que tem como objetivo promover o acesso dos alunos surdos aos conhecimentos adquiridos na escola em duas línguas, Libras (L1) e Língua Portuguesa (L2), é conhecida como: A) Educação Bilíngue

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para que as práticas pedagógicas inclusivas sejam bem sucedidas é condição essencial que os cursos de formação inicial sejam remodelados, a fim de construir no professor um perfil profissional que contribua para o sucesso acadêmico de seus alunos gerando assim qualidade na Educação.
No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império com a criação de duas instituições, que são:
A) O Instituto Pestalozzi, instituição especializada no atendimento às pessoas com deficiência mental e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.
B) O Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atual Instituto Benjamin Constant – IBC e o Instituto dos Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES.
C) O Instituto Helena Antipoff, para alunos com superdotação e o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atual Instituto Benjamin Constant – IBC.
D) O Instituto dos Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.

Ao acompanharmos o processo histórico da pessoa com deficiência em âmbito mundial, podemos perceber dois tipos de tratamento a eles destinados, que consistiam em:
A) Tolerância e apoio psicológico.
B) Rejeição e eliminação de um lado, e a proteção assistencialista e piedosa, de outro.
C) Internação psiquiátrica e atendimento educacional especializado.
D) Caridade e estímulo para melhorar seu desenvolvimento.

O período do “Renascimento” marca uma fase mais esclarecida da humanidade, principalmente com a criação dos direitos reconhecidos como universais, numa filosofia humanista, bem como a realização de avanços na ciência que viabilizaram um olhar mais clínico à pessoa com deficiência.
Assim, passa-se a ter uma atenção mais direcionada e constroem-se espaços:
A) De atendimento específico para essas pessoas.
B) De Atendimento Educacional Especializado – sala de recursos multifuncionais.
C) De internação em sanatórios.
D) Dentro da igreja para atendimento clínico das pessoas doentes.

Vygotsky distinguia dois tipos de deficiência, no qual denominava de:
A) Sensório-motor: deficiência adquirida desde o nascimento e que atinge as habilidades motoras. Pré-operatório: deficiência que atinge as habilidades intelectuais.
B) Primária: deficiência biológica, relacionada a lesões orgânicas, cerebrais, malformações e alterações cromossômicas. Secundária: compreendia ao desenvolvimento do sujeito com essas características (orgânicas), com base na qualidade das interações sociais.
C) Zona de Desenvolvimento Proximal: deficiência que influencia os aspectos cognitivos. Zona de Desenvolvimento Real: deficiência relacionada à dificuldade de abstração de conhecimentos simples.
D) Deficiência física: compreende o comprometimento motor ocasionado por má-formação óssea ou adquirida no parto. Deficiência sensorial: envolve comprometimento nas habilidades auditivas e visuais.

A Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, determina que a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com:
A) Transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades.
B) Dificuldades de aprendizagem, transtornos funcionais específicos e deficiências.
C) Transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e deficiência.
D) Altas habilidades/superdotação, deficiência e transtornos funcionais específicos.

Mais conteúdos dessa disciplina