Buscar

1-     Dados do ministério da saúde indicam que, entre janeiro e novembro de 2015, foram notificados 1566,510 casos de dengue no país, neste períod...

1-     Dados do ministério da saúde indicam que, entre janeiro e novembro de 2015, foram notificados 1566,510 casos de dengue no país, neste período, o sudeste registrou o maior numero de caos (989.092 casos; 63,1% do tatal), seguido pelo nordeste (287.491 casos; 18,4%), centro-oeste (206.493 casos; 13,2%) sul (52,455 casos; 3,3%) e norte (30,979 casos; 2%). Forma confirmados 828 obitos por dengue, o que representa um aumento de 79% em comparação com o mesmo eriod de 2014, quando 463 pessoas morreram de dengue. Já os casos autóctones de febre Chikungunya notificado em 2015 totlizaam 17.765. destes,, 6.784 foram confirmados, sendo 429 por critérios laboratorial e 6.355 por critério clinico- epidemiológico. Os demais 9.055 continuam sob investigação. Sobre o vírus zica, o ultimo boletim do ministério da saúde confirmou que foram notificados 2,401 casos de microcefalia ( quando relacionado a infecção por zica em gestantes) em 549 municipios de 20 unidades da federação. Desses, 134 tiveram a relação com o vírus confirmada, 102 foram descartados ( não tem relação cm o zica) e 2,15 estão sob investigação. Ainda, 29 obitos por microcefalia foram notificadaos desde o inicio do ano de 2015; um no ceara, que teve a relação cm o zia confirmada; dois no rio de janeiro onde foi descartada a relação com zica; e 26 estão sendo investigados: fonte noticia R7. A noticia acima apresenta informações sobre três vírus transmitidos por meio de vetores mosquido aedes, sedo a dengue, a Chikungunya e o zica. No brasil, o controle epidemiológico sob tais doenças tem se intensificado nos últimos anos, tendo em vista o aumento do numero de casos. Nesse sentido, assinale a afirmativa correta:

A) A dengue, a Chikungunya e o zica classificam-se como surto epidemiológico exclusivo das regiões nordeste e sudeste e tem suas prevalência aumentada em determinados período do ano.

B) A dengue, a Chikungunya e o zika classificam-se como pandemia e tem suas prevalências aumentadas em determinados períodos do ano.

C) A dengue, a chikungunia e o zica classificam-se como epidemias e tem suas prevalências aumentada em determinado período do ano

D) A Chikungunya e o zica são doenças endêmicas do Brasil e ambas apresentam incidência decrescente no ultimo ano, em comparação ao ano anterior.

E) A dengue é uma pandemia no brasil e apresenta prevalência aumentada nas últimas décadas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) A dengue, a Chikungunya e o zica classificam-se como surto epidemiológico exclusivo das regiões nordeste e sudeste e têm suas prevalências aumentadas em determinados períodos do ano. - Esta alternativa está incorreta, pois as doenças não são exclusivas das regiões nordeste e sudeste, e o termo "surto" não é o mais apropriado para descrever a situação. B) A dengue, a Chikungunya e o zika classificam-se como pandemia e têm suas prevalências aumentadas em determinados períodos do ano. - Esta alternativa está incorreta, pois as doenças não são classificadas como pandemias, e o termo "pandemia" não se aplica a essas situações. C) A dengue, a Chikungunya e o zika classificam-se como epidemias e têm suas prevalências aumentadas em determinado período do ano. - Esta alternativa está correta. As doenças dengue, Chikungunya e zika são classificadas como epidemias devido ao aumento significativo de casos em determinados períodos. D) A Chikungunya e o zika são doenças endêmicas do Brasil e ambas apresentam incidência decrescente no último ano, em comparação ao ano anterior. - Esta alternativa está incorreta, pois a Chikungunya e o zika não apresentaram incidência decrescente no último ano. E) A dengue é uma pandemia no Brasil e apresenta prevalência aumentada nas últimas décadas. - Esta alternativa está incorreta, pois a dengue não é classificada como pandemia. Portanto, a alternativa correta é a letra C) A dengue, a Chikungunya e o zika classificam-se como epidemias e têm suas prevalências aumentadas em determinado período do ano.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais