8 - Segundo Sacristán (2013), o termo currículo deriva da palavra latina curriculum (cuja raiz é a mesma de cursus e currere). Na Roma Antiga, o termo era utilizado para significar a carreira, e determinava a ordenação e a representação de seu percurso. Posteriormente, esse conceito bifurcou-se em dois sentidos: por um lado, referindo-se ao percurso ou decorrer da vida profissional e a seus êxitos. Por outro lado, o currículo também tem o sentido de constituir a carreira do estudante e, de maneira mais concreta, os conteúdos deste percurso, sobretudo sua organização, aquilo que o aluno deverá aprender e superar e em que ordem deverá fazê-lo.
Neste sentido, o currículo escolar, define:
define o que será aprendido pelos alunos em cada etapa da sua formação, definindo os conteúdos e as atividades a serem executadas pelo estudante durante seu percurso educativo.
a) define o que será aprendido pelos alunos em cada etapa da sua formação, definindo os conteúdos e as atividades a serem executadas pelo estudante durante seu percurso educativo. b) O currículo a ensinar. c) Classificação do conhecimento composta do trivium. d) Aprendizagem fragmentada.
2 - São requisitos fundamentais do planejamento educacional, exceto:
Aplicação do método científico na investigação da realidade educativa, cultural, social e econômica do país
Apreciação objetiva das necessidades, para satisfazê-las a curto, médio e longo prazo
Continuidade que dificulte a ação sistemática para não alcançar os fins propostos
Trabalho de equipe que garanta uma soma de esforços eficazes e coordenados
a) Aplicação do método científico na investigação da realidade educativa, cultural, social e econômica do país b) Apreciação objetiva das necessidades, para satisfazê-las a curto, médio e longo prazo c) Continuidade que dificulte a ação sistemática para não alcançar os fins propostos d) Trabalho de equipe que garanta uma soma de esforços eficazes e coordenados