Buscar

Gestante, primigesta, 26 anos de idade, procura a atenção primária de saúde para a primeira consulta de pré-natal, com idade gestacional de 10 sema...

Gestante, primigesta, 26 anos de idade, procura a atenção primária de saúde para a primeira consulta de pré-natal, com idade gestacional de 10 semanas. Com base nesse caso clínico hipotético, e de acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, publicado pelo Ministério da Saúde do Brasil em 2017, assinale a alternativa correta.
A O teste rápido de HIV/Aids deve ser realizado nessa primeira consulta de pré-natal exclusivamente se a paciente apresentar relato de violência sexual ou comportamento sexual de risco.
B A terapia antirretroviral está indicada para toda gestante infectada pelo HIV, independentemente de critérios clínicos e imunológicos, e deverá ser suspensa após o parto.
C A notificação é obrigatória nos casos de sífilis e HIV na gestação, mas não em hepatites virais.
D O teste para hepatite B deve ser realizado nessa primeira consulta do pré-natal. Se o resultado for não reagente, não se recomenda a vacinação da hepatite B na gestação por causa do risco de malformação congênita.
E O nível da carga viral de HIV é um dos fatores mais importantes associados ao risco de transmissão vertical do HIV e auxilia no seguimento e na definição da via de parto.

Essa pergunta também está no material:

Pre-Natal 22
4 pág.

Ginecologia e Obstetrícia Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: A) O teste rápido de HIV/Aids deve ser realizado nessa primeira consulta de pré-natal exclusivamente se a paciente apresentar relato de violência sexual ou comportamento sexual de risco. - Errado. De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Prevenção da Transmissão Vertical de HIV, o teste de HIV deve ser realizado em todas as gestantes durante o pré-natal, independentemente de relatos de violência sexual ou comportamento de risco. B) A terapia antirretroviral está indicada para toda gestante infectada pelo HIV, independentemente de critérios clínicos e imunológicos, e deverá ser suspensa após o parto. - Correto. A terapia antirretroviral é indicada para todas as gestantes infectadas pelo HIV, independentemente de critérios clínicos e imunológicos, e deve ser mantida após o parto para prevenir a transmissão vertical do HIV. C) A notificação é obrigatória nos casos de sífilis e HIV na gestação, mas não em hepatites virais. - Errado. A notificação é obrigatória para todos os casos de sífilis, HIV e hepatites virais na gestação, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. D) O teste para hepatite B deve ser realizado nessa primeira consulta do pré-natal. Se o resultado for não reagente, não se recomenda a vacinação da hepatite B na gestação por causa do risco de malformação congênita. - Errado. O teste para hepatite B deve ser realizado na primeira consulta de pré-natal, e a vacinação é recomendada para gestantes não imunes, pois a infecção pelo vírus da hepatite B pode causar complicações para o feto. E) O nível da carga viral de HIV é um dos fatores mais importantes associados ao risco de transmissão vertical do HIV e auxilia no seguimento e na definição da via de parto. - Correto. O nível da carga viral de HIV é um dos fatores mais importantes para avaliar o risco de transmissão vertical do HIV e influencia na definição da conduta obstétrica, como a escolha da via de parto. Portanto, a alternativa correta é a letra B.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando